aparelho de dente

Saiba quando usar aparelho de dente

Pessoas que têm arcadas dentárias desalinhadas ou dentes tortos apresentam maior facilidade para desenvolver doenças bucais, já que essas características fazem com que a higienização fique mais difícil de ser realizada da forma ideal, então as bactérias se proliferam por não serem eliminadas corretamente. Aliás, o desalinhamento ainda pode provocar dores de cabeça, pescoço, ombros, e costas, dificultando assim uma boa qualidade de vida. Por isso, nesses casos, o uso do aparelho de dente se revela essencial.

Por ter se tornado mais acessível, o aparelho de dente se popularizou bastante durante os últimos anos. Afinal, além de ser benéfico para a saúde bucal, o tratamento ortodôntico também proporciona melhoria estética ao sorriso do paciente. Com o objetivo de economizar ainda mais durante todo o processo, atualmente existem planos dentais que cobrem a inserção e a manutenção do aparelho bucal, facilitando a vida do cliente.

Casos que necessitam do aparelho de dente

O aparelho de dente costuma ser a principal recomendação para as pessoas que desejam fazer correções sutis nos dentes ou necessitam mudar o alinhamento da arcada dentária e dos ossos maxilares, seja por motivo estético ou funcional. Se o problema não for solucionado com a ortodontia, o dentista pode indicar a realização da cirurgia ortognática, que proporciona uma harmonia facial. No geral, os principais casos que provocam a necessidade de aparelho de dente são:

  1. Mordida aberta: no momento de fechar a boca, os dentes de cima devem se encaixar com os de baixo e, se isso não acontecer, o paciente apresenta a mordida aberta;
  2. Sobremordida: caso os dentes superiores cubram totalmente os inferiores na hora da oclusão, esse é um caso de sobremordida;
  3. Apinhamento: esse problema é caracterizado pela existência de uma grande quantidade de dentes numa arcada dentária curta;
  4. Mordida cruzada: se os dentes superiores não se alinham adequadamente com os inferiores na hora da oclusão, o paciente apresenta a mordida cruzada;
  5. Diastema: a excessiva separação dos dentes é causada por um problema ortodôntico chamado diastema.

Tipos de aparelho de dente

Depois do diagnóstico, inicia-se a fase do tratamento. Para isso, é importante escolher o aparelho de dente. No caso do aparelho fixo, o paciente pode escolher entre o metálico, estético ou o lingual. Na primeira opção, com os famosos bráquetes metálicos, o aparelho metálico continua sendo o mais utilizado na área da ortodontia, porque é a opção mais barata e realiza as movimentações ortodônticas necessárias.

Já o estético mostra-se como uma opção mais discreta que a metálica, pois as cores do bráquete são próximas à cor natural do dente. Nesse caso, o paciente pode escolher o aparelho bucal estético feito de porcelana, policarbonato ou safira. Enquanto isso, o aparelho fixo lingual é uma modalidade mais moderna, em que os bráquetes são posicionados atrás dos dentes, em contato com a língua e não com os lábios.

Por fim, a última opção é o aparelho transparente, chamado também de invisível. Ele é feito em acetato transparente e é indicado para casos ortodônticos mais simples e de curta duração. Dessa forma, após conhecer um pouco mais sobre as opções, torna-se possível escolher com sabedoria o aparelho de dente ideal.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende aparelho de dente:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br