aparelho dentário fixo

Saiba quais são as opções de aparelho dentário fixo

A ortodontia é um sub ramo da odontologia que cuida da movimentação dos dentes e ossos maxilares do paciente. Essa especialidade é indicada para as pessoas que têm dentes tortos ou desalinhados, causando prejuízos tanto estéticos quanto funcionais. Por isso, com o objetivo de corrigir as imperfeições e adquirir um sorriso harmônico e saudável, recomenda-se o uso do aparelho dentário fixo.

Ao longo dos últimos anos, o aparelho dentário fixo se popularizou bastante nos consultórios odontológicos, pois os preços se tornaram mais acessíveis ao mesmo tempo em que os tratamentos ficaram mais rápidos e eficientes. Dessa forma, vale a pena conhecer os tipos de aparelho dentário fixo existentes e descobrir as vantagens fornecidas por cada um deles.

Tipos de aparelho dentário fixo

Na primeira consulta com o dentista, o profissional promove uma avaliação bucal do paciente e solicita exames de imagem, como o raio-x. Depois dessa etapa, ele se torna apto para diagnosticar o problema ortodôntico existente e iniciar o tratamento do paciente. Nesse caso, é importante escolher algum dos tipos de aparelho dentário fixo disponíveis, como:

  1. Aparelho fixo metálico: esse é o mais comum tipo de aparelho, já pois é o mais utilizado e financeiramente acessível. O aparelho fixo metálico promove as movimentações necessárias dos dentes e na arcada dentária, sendo considerado muito eficiente para casos ortodônticos tanto simples quanto graves;
  2. Aparelho fixo lingual: se o objetivo do paciente for um aparelho dentário fixo discreto, recomenda-se a inserção do aparelho lingual, pois ele é posicionado atrás dos dentes, tornando-se praticamente imperceptível. Por outro lado, o preço do tratamento pode chegar a quatro vezes mais que o aparelho fixo metálico;
  3. Aparelho fixo estético de policarbonato: esse é o aparelho estético mais barato, mas os bráquetes mancham com facilidade e não apresentam a resistência ideal;
  4. Aparelho fixo estético de porcelana: por ter a cor próxima ao dente natural e possibilitar uma alta resistência, o aparelho de porcelana é muito recomendado;
  5. Aparelho fixo estético de safira: por ser mais sutil, o aparelho de safira é o mais indicado entre as opções de aparelho dentário fixo estético, porém também é o mais caro.

Vantagens do aparelho dentário fixo

Ao utilizar um aparelho dentário fixo adequadamente e pelo tempo recomendado pelo dentista, o paciente consegue diversas vantagens. Afinal, o aparelho possibilita uma notável melhoria nas funções essenciais do organismo, como a mastigação, a respiração e a fala, além de aumentar a confiança e a autoestima do paciente em relação ao próprio visual.

O desalinhamento dos dentes ainda pode causar dor, então o tratamento ortodôntico possibilita que o desconforto desapareça ao corrigir o desalinhamento. Além disso, os dentes tortos ainda acumulam bactérias mais facilmente, já que não é possível higienizá-los da forma indicada, então favorece o surgimento de doenças bucais, prejudicando assim a qualidade da cavidade interna da boca. Dessa forma, o aparelho dentário fixo também previne que o paciente tenha problemas de saúde na região da boca, por isso ele deve ser utilizado caso seja necessário.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende aparelho dentário fixo:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br