aparelho ortodôntico

Descubra os tipos de aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico costuma ser a opção mais indicada para as pessoas que gostariam de modificar o alinhamento da arcada dentária ou dos ossos maxilares, seja por motivos estritamente estéticos ou funcionais. Caso a ortodontia não corrija o problema, o dentista pode também recomendar a realização da cirurgia ortognática, também conhecida como bucomaxilo, que consiste em estabelecer o equilíbrio facial impossibilitada pela disfunção óssea.

Por meio do avanço tecnológico na área da ortodontia, atualmente é possível escolher um aparelho ortodôntico bastante sutil, eficiente e financeiramente acessível. Por isso, ao conversar com um dentista qualificado a respeito do assunto, é importante tirar todas as dúvidas para que assim seja possível decidir o tratamento ideal e com melhor custo-benefício.

Tipos de aparelho ortodôntico

O paciente que busca um aparelho ortodôntico encontra diversas opções, desde as mais caras e sutis até as mais baratas e comuns. Nesse sentido, é preciso analisar todos os prós e contras de cada opção. Para facilitar esse processo, aqui está uma seleção com as principais opções de aparelho ortodôntico:

  1. Aparelho ortodôntico fixo estético: essa modalidade é bastante semelhante ao aparelho fixo metálico, com a diferença que os bráquetes são feitos de safira, porcelana ou policarbonato. O aparelho estético é fixo, servindo para graves simples e graves;
  2. Aparelho ortodôntico invisível: esse tipo de aparelho é feito de acetato transparente e se parece bastante com a placa de bruxismo. Ele é facilmente removível pelo paciente, mas não pode ser utilizado em pacientes com desalinhamento grave das arcadas dentárias, então não são todos os casos que permitem a sua utilização;
  3. Aparelho ortodôntico fixo metálico: é o tipo mais barato e comum, promovendo a movimentação necessária dos dentes e da arcada dentária;
  4. Aparelho ortodôntico fixo lingual: contando com a mesma estrutura do fixo metálico, o aparelho lingual é colocado atrás dos dentes, em contato com a língua e não com os dentes, tornando-se a opção mais sutil entre as quatro.

Motivos para colocar o aparelho ortodôntico

A utilização de um aparelho ortodôntico pode trazer melhoria em atividades essenciais para o funcionamento do organismo humano, como mastigação, respiração e fala, solucionando assim dores de cabeça provocadas por causa do desalinhamento dos dentes e reduzindo a chance de problemas bucais no paciente, pois dentes tortos têm maior facilidade de acumular placas bacterianas. Logo, o uso do aparelho é necessário em casos como a mordida aberta, em que os dentes superiores não encostam nos inferiores na hora de fechar a boca.

Outro caso é a mordida cruzada, na qual os dentes superiores não se alinham adequadamente com os inferiores. Ainda existe a sobremordida, caracterizada quando os dentes superiores cobrem totalmente os dentes de baixo na oclusão. Por fim, um caso que também necessita de tratamento é o apinhamento, em que vários dentes estão localizados em uma curta arcada dentária.

Em todos esses casos, revela-se extremamente necessário buscar um dentista qualificado e de confiança para iniciar o tratamento ortodôntico e, com isso, possa garantir que o paciente atinja uma saúde bucal de qualidade.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende aparelho ortodôntico:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br