canal aberto dente

Saiba como curar canal aberto dente

Quando uma cárie alcança a polpa do dente, causando uma contaminação na canal, torna-se necessário realizar a endodontia, popularmente chamada de tratamento de canal aberto dente. Nessa situação, é necessário procurar um dentista de confiança e bem qualificado para realizar esse procedimento, porque um tratamento mal realizado é capaz de trazer graves consequências para o paciente, como a necessidade de realizar uma nova endodontia.

A cárie surge no dente por causa do acúmulo e proliferação de bactérias, resultando nas placas bacterianas. Se não corretamente removidas na higienização bucal diária, elas passam a se fixar no dente e podem atingir o canal no dente. Por isso, os dentistas alertam que ela precisa ser tratada logo no início, já que, nesse caso, a simples aplicação de flúor ou obturação no dente é capaz de corrigir o problema.

Causas da cárie no canal aberto dente

Ainda que atinja dois milhões de pessoas anualmente no Brasil e ocupe o número 1 no ranking de motivos pelos quais os pacientes vão ao dentista, é necessário enfatizar que a cárie pode ser facilmente evitada. Isso é possível porque a maioria das causas do surgimento tem relação com o cuidado inadequado do paciente com a saúde bucal. Nessa situação, revela-se importante destacar quais são as principais causas para o surgimento da cárie no canal aberto dente:

• Alterações imunológicas, pois, em alguns casos, a cárie pode surgir caso a pessoa esteja sofrendo com alteração imunológica que afeta a correta produção de saliva, impossibilitando que o dente fique protegido da forma ideal;
  • Má higienização bucal diária, já que algumas pessoas não utilizam escova de dente, fio dental e antisséptico bucal na frequência estipulada;
  • Consumo em excesso de alimentos açucarados ou com muito carboidrato;
  • Ingestão de alimentos que não se dissolvem rapidamente na boca;
  • Baixo fluxo salivar;
  • Azia e transtornos alimentares.

Como é feito o tratamento de canal aberto dente

Para recuperar a qualidade ideal do canal no dente, o profissional precisa realizar um procedimento simples, porém um pouco invasivo. Afinal, ele precisa usar uma broca para abrir um buraco no dente contaminado do paciente. Depois dessa etapa, ele insere agulhas para conseguir alcançar o interior do dente, removendo assim a polpa infectada. Com esse processo, ele é capaz de fazer a limpeza geral do canal no dente.

Para cobrir o canal, o dentista costuma utilizar um cimento odontológico, geralmente feito de hidróxido de cálcio. Com o objetivo de fechar o buraco no dente, ele coloca uma coroa que pode ser fechada com resina composta ou porcelana, nos dentes da frente, e ligas de prata ou ouro, nos dentes de trás. Dessa forma, o paciente recupera a saúde bucal de qualidade.

Após realizar o tratamento de canal aberto dente, recomenda-se não mastigar em cima do dente que foi tratado nem comer alimentos duros ou difíceis de mastigar durante os primeiros dias. Além disso, é necessário continuar realizando a higienização adequada dos dentes todos os dias, unindo a escova de dente, o fio dental e o enxaguante bucal.

Regiões onde a Ideal Odonto atende canal aberto dente: