clinica odontológica

Conheça a importância da clinica odontológica

Ter os dentes perfeitos é o objetivo de muitas pessoas que priorizam o cuidado com a aparência. Para isso, o ideal é buscar auxílio na clínica odontológica, pois o dentista é o profissional mais indicado para manter a saúde bucal de qualidade ao mesmo tempo em que oferece um sorriso esteticamente agradável.

Durante toda a vida, as pessoas podem desenvolver problemas ou doenças bucais que precisam de ajuda profissional com um dentista verdadeiramente qualificado e de confiança. Se não forem tratadas, essas doenças podem se desenvolver, causando o enfraquecimento ou a perda parcial ou total dos dentes. Dessa forma, revela-se necessário dar uma atenção para a região bucal, não somente por motivos estéticos como também por questão de saúde.

Tratamentos existentes na clinica odontológica

Os dentistas promovem diversos tratamentos odontológicos para que os pacientes tenham dentes bonitos e saudáveis. Nesse contexto, os procedimentos mais comumente realizados na clinica odontológica são:

1. Tratamento de cárie: a cárie é uma lesão que atinge o esmalte e ainda pode afetar a dentina do paciente. Com o objetivo de tratar esse problema, caso a cárie tenha atingido o dente de forma superficial, o dentista faz a obturação ou a aplicação do flúor. Assim, o profissional remove o tecido atingido e preserva a qualidade ideal da saúde do dente;
  2. Tratamento de canal: a endodontia, conhecida popularmente por tratamento de canal, tem como objetivo promover a limpeza no interior do dente cuja cárie alcançou a raiz. Esse tratamento consiste em inserir limas, que são agulhas pequenas, no dente para retirar a polpa infectada, possibilitando também a limpeza e descontaminação na região;
  3. Tratamento de gengiva: a periodontia, conhecida como tratamento de gengiva, serve para desinflamar a região gengival. Para isso, o dentista costuma realizar a limpeza nos dentes, eliminando tártaros e placas bacterianas. Em casos no qual o paciente apresenta a gengiva bastante inflamada, o profissional pode também receitar antibióticos e anti-inflamatórios;
  4. Tratamento de mau hálito: para acabar com o mau hálito, o procedimento básico na clinica odontológica é realizar um diagnóstico do paciente, baseando-se nos hábitos diários, sintomas e histórico de doenças. Também podem ser solicitados exames clínicos para descobrir se existem doenças na cavidade oral ou pouco fluxo de saliva. Depois de concluir o diagnóstico, o dentista decide qual será o melhor tratamento para o caso, já que não existe um padrão para a realização do tratamento de mau hálito.

Como cuidar corretamente da saúde bucal

Para tratar adequadamente a região bucal e conquistar o sorriso perfeito, é importante que essa região esteja livre de cáries, tártaros, gengivite e outros problemas comuns que aparecem na boca. Dessa forma, é necessário aliar escovação, fio dental e antisséptico diariamente.

Além disso, é importante levar em conta a alimentação. Uma saúde bucal adequada não está aliada à ingestão em excesso de alimentos açucarados ou cheios de carboidratos, que facilitam a proliferação de bactérias. Por isso, recomenda-se uma alimentação saudável e equilibrada. Nesse sentido, a visita semestral à clinica odontológica também se revela essencial para conquistar uma saúde bucal de qualidade.

Regiões onde a Ideal Odonto atende clinica odontológica: