consultório odontológico

Saiba quando ir ao consultório odontológico

Atualmente, por causa dos preços mais acessíveis, o consultório odontológico está começando a fazer parte da agenda dos brasileiros. Antigamente, grande parte da população apenas se consultava com o dentista em casos graves de problemas bucais, hoje em dia existe uma maior conscientização em relação à necessidade de cuidar da saúde bucal. Afinal, somente quem já sentiu dor de dente sabe que ela pode atrapalhar e muito a qualidade de vida como um todo.

Existem diversos tipos de tratamentos em consultório odontológico, tanto estéticos quanto preventivos e corretivos. Com o avanço tecnológico, os procedimentos odontológicos se tornaram ainda mais rápidos, eficientes e seguros. Por isso, é difícil existir um problema bucal que não seja corrigido no dentista, ao menos que o paciente tenha demorado muito para buscar ajuda e, com isso, exista a necessidade de realizar a exodontia (retirada do dente).

Prevenção de problemas bucais no consultório odontológico

Ainda que exista o aumento no número de pacientes que se consulta com o dentista, ainda existem pessoas que se questionam sobre a real necessidade de visitar o dentista duas vezes ao ano, mas é inegável que quem segue essa indicação reduz bastante a probabilidade de ocorrência de problemas ou doenças bucais. Por meio da consulta frequente, o profissional é capaz de avaliar e diagnosticar um problema bucal do paciente antes que ele se agrave. Nesse sentido, a visita ao consultório odontológico ajuda a prevenir o surgimento de problemas e doenças como:

• Tártaros;
  • Gengivite (inflamação na gengiva);
  • Cáries;
  • Periodontite (inflamação severa na gengiva);
  • Mau hálito;
  • Desgaste do esmalte.

Tratamentos realizados no consultório odontológico

Muitas pessoas buscam o consultório odontológica devido a procedimentos como a endodontia. Também conhecido como tratamento de canal, esse procedimento é necessário quando a cárie não é tratada no início e se desenvolve, podendo chegar até a raiz do dente, provocando a necessidade de realizar a endodontia. Para remover a contaminação, o dentista abre um buraco no dente, insere uma pequena agulha e retira a polpa infectada. Com isso, o profissional consegue descontaminar e limpar o canal.

Além disso, o dentista pode realizar o clareamento dental, afinal, obter um sorriso branco é o sonho de muita gente. Os tipos de clareamento mais realizados são o caseiro, no qual o dentista cria uma moldeira para o paciente utilizar em casa de acordo com as recomendações profissionais, e o clareamento à laser, que é realizado em poucas sessões no consultório e fornece um resultado final satisfatório para o paciente.

Por fim, um dos procedimentos mais comuns feitos no consultório odontológico é a limpeza, também chamada de profilaxia. Esse procedimento feito pelo dentista é capaz de limpar adequadamente as placas bacterianas, que são invisíveis a olho nu, e as placas bacterianas calcificadas, conhecidas como tártaro. A limpeza auxilia na manutenção da saúde bucal ideal e evita o surgimento de problemas bucais mais graves. Dessa forma, revela-se que a visita frequente ao dentista deve fazer parte da rotina das pessoas para que assim a saúde bucal permaneça intacta.

Regiões onde a Ideal Odonto atende consultório odontológico: