dente canal aberto doendo

Descubra como tratar dente canal aberto doendo

Os dentes que têm lesões superficiais ou cavidades mais profundas demonstram que uma cárie foi instalada. Nesse caso, o dentista necessita avaliar a situação do paciente para fazer o tratamento ideal para ele. Quando a cárie é muito profunda, atingindo e contaminando o canal, é preciso tratar o dente canal aberto doendo. Por isso, recomenda-se a endodontia, popularmente conhecida como tratamento de canal.

A cárie surge no dente por causa da proliferação de bactérias, o que promove as placas bacterianas. Se não forem retiradas na higienização bucal, elas começam a se fixar no dente e podem afetar o canal no dente. Dessa forma, os dentistas alertam que a cárie deve ser tratada na fase inicial, pois, nesse caso, é necessário somente a aplicação de flúor ou obturação no dente.

Como funciona o tratamento do dente canal aberto doendo

O tratamento do dente canal aberto doendo pode ser feito em pessoas de qualquer idade que apresentem o dente com o canal contaminado. Para diagnosticar o problema, é necessário que o dentista faça uma avaliação geral da boca e realize uma conversa com o paciente para identificar os principais sintomas, hábitos diários e histórico de doenças. Após finalizar o diagnóstico, torna-se possível iniciar a operação, que é baseada nas seguintes etapas:

1. Na primeira parte do procedimento, o profissional utiliza uma broca para abrir um buraco no dente;
  2. Em seguida, ele insere as limas, que são pequenas agulhas, para que seja possível alcançar o interior do dente;
  3. Ao atingir a polpa contaminada, o dentista a remove, realizando assim a descontaminação e a limpeza da região;
  4. Com o objetivo de fechar o canal, costuma ser utilizado o cimento odontológico feito de hidróxido de cálcio;
  5. Logo em seguida, para fechar o buraco no dente, o dentista utiliza uma coroa de resina composta ou porcelana nos dentes frontais e ligas de prata ou ouro nos dentes pré-molares e molares.

Causas do surgimento da cárie

A cárie pode surgir no dente e alcançar a dentina por diferentes motivos. No entanto, o principal deles é a má higienização bucal. Nesse caso, para evitar essa doença bucal, é necessário escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, utilizando também o fio dental. Os dentistas também recomendam que o enxaguante bucal seja utilizado antes de dormir, porque a baixa produção da saliva durante o sono estimula a proliferação de bactérias.

Além disso, a cárie também pode surgir devido à alteração imunológica, que prejudica a correta produção de saliva, impossibilitando que o dente fique adequadamente protegido. O consumo excessivo de alimentos bastante açucarados ou com carboidratos também propicia a maior proliferação de bactérias, permitindo que surjam cáries.

Por fim, o dente canal aberto doendo pode aparecer com frequência caso o indivíduo não vá, pelo menos, duas vezes ao ano num dentista de confiança Isso é importante porque precisa ser realizado o check-up e a limpeza nos dentes, pois o profissional tem aparelhos odontológicos específicos capazes de eliminar placas bacterianas que não são retiradas com escovação.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente canal aberto doendo: