dente canal inflamado

Descubra como tratar o dente canal inflamado

A endodontia, popularmente conhecida também como tratamento de dente canal inflamado, é um procedimento odontológico amplamente feito nos consultórios odontológicos, em que o dentista consegue fazer a limpeza do dente contaminado por uma cárie que atingiu a raiz.

Os sintomas de dente canal inflamado impedem que o sujeito consiga levar a vida normalmente, já que afeta a qualidade de vida como um todo. Por isso, é importante procurar um dentista de confiança e altamente capacitado para realizar o tratamento, já que assim é evitada a ocorrência de uma nova contaminação por causa de uma operação mal feita.

Sintomas comuns no dente canal inflamado

Com o dente canal inflamado, o indivíduo passa a ter dificuldade em realizar atividades simples como a mastigação, além de outros problemas. Para constatar que o canal está inflamado, o dentista faz uma avaliação geral da boca, além de perguntar quais são os sintomas que o paciente vem sentindo, o histórico de doenças e os hábitos diários. Nesse contexto, os sintomas de dente canal inflamado mais comuns são:

• Dente escurecido;
  • Drenagem de pus;
  • Dificuldade na hora de abrir a boca ou mastigar;
  • Vermelhidão na área atingida;
  • Dor de dente;
  • Sensibilidade na região afetada;
  • Inchaço nos gânglios do pescoço.

Como é o tratamento do dente canal inflamado

Para conseguir remover a cárie que chegou até a raiz e contaminou o canal do dente, o profissional primeiro precisa abrir um buraco no interior do dente, com a utilização de uma broca, para alcançar a dentina. Logo em seguida, ele insere limas (pequenas agulhas) para retirar a polpa infeccionada. Depois dessa etapa, o profissional realiza a descontaminação e a limpeza do canal inflamado.

Já na parte final do processo, o profissional insere um cimento odontológico, comumente fabricado com hidróxido de cálcio, no canal aberto. Para fechar o buraco no dente, ele costuma utilizar coroas fechadas com resina composta ou porcelana para os dentes frontais e ligas de prata ou ouro para os dentes pré-molares e molares. Com isso, o tratamento é finalizado.

Como evitar o dente canal inflamado

A cárie é o principal motivo pelo qual a maioria das pessoas frequenta o consultório odontológico. Por outro lado, ainda que seja uma doença bucal bastante frequente, é possível evitá-la ao seguir cuidados básicos com a saúde da cavidade interna da boca. Nesse sentido, revela-se essencial aderir a uma alimentação saudável e equilibrada, evitando o consumo em excesso de alimentos com muito carboidrato ou açucarados.

Além disso, é importante começar um tratamento ortodôntico caso o indivíduo apresente dentes tortos ou desalinhados, já que essas características favorecem a proliferação de bactérias. Afinal, dentes com essas características são mais difíceis de higienizar da forma correta, possibilitando que restos de comida se acumulem com mais facilidade. Falando em higienização, revela-se fundamental fazer a limpeza bucal adequadamente no mínimo três vezes ao dia. Após todas as refeições, é importante usar a escova de dente e o fio dental. Já o antisséptico bucal é indicado antes de dormir, já que a baixa produção salivar estimula a proliferação de bactérias.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente canal inflamado: