dente com canal pode doer

Descubra se o dente com canal pode doer

Os dentes que possuem lesões superficiais aparentes ou cavidades mais profundas, conhecidas também de "furos", demonstram que uma cárie foi instalada. Nessa situação, o dentista comumente realiza o tratamento de canal, já que a área fica bastante comprometida e, por isso, o dente com canal pode doer.

A cárie é formada a partir da proliferação de bactérias, resultando nas placas bacterianas. Se não forem removidas na higienização bucal diária, elas podem se fixar no dente e atingir até mesmo a polpa dele. Dessa forma, especialistas indicam que a melhor forma de combater esse problema bucal é fazer o tratamento já no estágio inicial, para que o paciente não necessite realizar procedimentos mais invasivos como o tratamento de canal.

Sintomas do surgimento da cárie

Como a boca é uma região escura e úmida, o local se torna propenso a desenvolver alguns problemas e doenças, pois é fácil ocorrer o acúmulo e proliferação de bactérias. Na maioria dos casos, o surgimento da cárie é acompanhado do aparecimento de diferentes sintomas no paciente, como:

  • Presença de mau hálito;
  • Dor de dente;
  • Inchaço na região da mandíbula ou do rosto;
  • Dor ao morder e mastigar alimentos;
  • Sangramento no dente ou na gengiva, principalmente na hora de escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Presença de lesão ou trauma na área afetada;
  • Sensibilidade dentária ao consumir alimentos ou bebidas quentes, doces, ácidas e frias.

Causas do surgimento do dente com canal pode doer

Para tratar o dente com canal pode doer, o dentista precisa avaliar a situação do paciente. Nessa situação, ele faz uma análise minuciosa da região bucal, conversa com o paciente sobre os sintomas, o histórico de doenças e os hábitos que possui no dia a dia. Além disso, pode ser solicitado algum tipo de exame complementar. Para dar o diagnóstico, o profissional precisa saber a causa do surgimento da cárie, que pode ser:
  • Alimentos que demoram a se dissolver na boca;
  • Higienização bucal inadequada;
  • Baixo fluxo salivar;
  • Ausência de flúor;
  • Transtornos alimentares;
  • Azia.

Tratamento do dente com canal pode doer

No dia do tratamento do dente com canal pode doer, o dentista primeiro precisa abrir um buraco no interior do dente, por meio de uma broca, para que consiga atingir a polpa do dente. Depois disso, ele insere limas, que são pequenas agulhas, para alcançar a dentina e retirar a polpa contaminada.

Com isso, o profissional consegue fazer a descontaminação e limpeza no canal dentário. Já na fase final do procedimento, o dentista insere um cimento odontológico, geralmente feito de hidróxido de cálcio, no canal que está aberto. Para fechar o buraco, ele utiliza coroas fechadas com resina composta ou porcelana nos dentes frontais e ligas de prata ou ouro nos dentes pré-molares ou molares.

Para economizar nesse procedimento, recomenda-se a contratação de um plano odontológico de qualidade. Afinal, o cliente passa a ter acesso à ampla cobertura e, com isso, consegue cuidar da saúde bucal da maneira mais adequada, prevenindo problemas e doenças na região.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente com canal pode doer:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br