dente dolorido após canal

Saiba como tratar dente dolorido após canal

Depois de fazer a endodontia (tratamento de canal), não é tão anormal notar a presença do dente dolorido após canal, já que a área ainda está sensível por causa do procedimento. Por isso, o dentista geralmente receita analgésicos e anti-inflamatórios ao paciente para que a dor seja aliviada, revelando a necessidade de seguir adequadamente as instruções dadas no consultório.

Por outro lado, caso o paciente esteja sentindo uma dor muito intensa, isso pode indicar que existe algum problema na região, então é necessário tratar o dente dolorido após canal. Se o incômodo persistir após algumas semanas, recomenda-se marcar uma consulta com o profissional que realizou a cirurgia para que seja possível avaliar e diagnosticar o caso, para que assim a qualidade ideal da região bucal seja recuperada.

Causas do dente dolorido após canal

Assim como qualquer procedimento odontológico, o tratamento de canal pode incomodar e deve ser feito com um profissional altamente capacitado para que o paciente tenha um resultado satisfatório. Nesse sentido, as causas mais comuns para o dente dolorido após canal são:

1. Fratura da coroa: a coroa inserida no dente após o procedimento pode ter se quebrado, então isso provoca dor e ainda pode afetar a gengiva;
  2. Procedimento mal realizado: em alguns casos, o profissional pode não ter retirado todas as bactérias que estavam no canal, por isso o paciente continua sentindo dor de dente ainda que tenha realizado o procedimento. Aliás, uma endodontia mal feita pode inclusive causar dor de cabeça por causa de um cisto inflamado no canal;
  3. Nova contaminação: a falta de coroa ou obturação após o procedimento pode provocar uma nova contaminação do canal, por isso o paciente precisaria fazer a endodontia novamente;
  4. Sensibilidade: como é um procedimento invasivo, a área tratada fica bem sensível depois da operação, então o paciente pode sentir o dente dolorido após canal durante algumas semanas, principalmente na hora de morder e mastigar os alimentos.

Como funciona o tratamento de canal

No tratamento para higienizar o canal contaminado por uma cárie, primeiro o dentista abre um buraco no interior do dente, com a utilização de uma broca, para que possa chegar à raiz do dente. Logo em seguida, ele insere limas, que são pequenas agulhas, para chegar ao interior do dente contaminado e retirar a polpa que foi infeccionada pela cárie. Com isso, o profissional consegue fazer a descontaminação e higienização total da região.

Para finalizar o procedimento, o profissional coloca um cimento odontológico, geralmente feito de hidróxido de cálcio, no canal aberto. Já para fechar o buraco no dente, ele utiliza uma coroa fechada geralmente com resina composta ou porcelana nos dentes frontais e ligas de prata ou ouro nos dentes pré-molares e molares.

De qualquer forma, ainda que não seja um procedimento de alto risco, é sempre bom evitá-lo ao seguir cuidados básicos com a saúde bucal, como a higienização diária, unindo escova de dente, fio dental e antisséptico bucal, e a visita semestral ao dentista para fazer a limpeza geral e o check-up da região bucal.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente dolorido após canal: