dente furado sintomas

Conheça o dente furado sintomas

O dente furado sintomas pode provocar uma dor intensa para quem foi afetado por um dente com cárie. Por isso, o paciente busca no consultório odontológico uma chance de saber tratar essa doença bucal. Além da dor, a cárie ainda pode resultar no surgimento do mau hálito, já que o acúmulo de restos de comida favorece a proliferação de bactérias.

A cárie dentária por causa da desmineralização (perda de minerais) nos dentes. Isso acontece porque as placas bacterianas não são devidamente eliminadas na higienização, formando ácidos que destroem os esmaltes e causam as cáries. Por isso, para tratá-la, revela-se necessário fazer a obturação, aplicação de flúor ou o tratamento de canal, dependendo da gravidade.

Causas do surgimento da cárie

Especialistas alertam que as placas bacterianas podem se acumular após 20 minutos da ingestão de comida, provocando a contaminação e possibilitando o surgimento da cárie. Dessa forma, os ácidos das placas alcançam o esmalte e formam os orifícios caracterizados como cáries. Nesse contexto, as principais causas para o aparecimento do dente furado sintomas são:

  • Idade (idosos e crianças têm maior propensão a desenvolver cárie);
  • Consumo de alimentos que demoram a se dissolver na boca;
  • Ausência de flúor;
  • Azia;
  • Transtornos alimentares;
  • Consumo de alimentos com muito carboidrato ou açúcar;
  • Localização do dente (pré-molares e molares são mais difíceis de higienizar da forma adequada).

Como evitar o surgimento da cárie

Para que o dente furado sintomas não apareça, é necessário aderir a cuidados básicos em relação à saúde bucal. Por isso, recomenda-se realizar os seguintes passos:

  1. Fazer a correta higienização bucal diária: é necessário escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, usando também o fio dental após as refeições e o enxaguante bucal principalmente à noite, período em que existe a baixa produção salivar e, consequentemente, maior proliferação de bactérias;
  2. Evitar o consumo dos alimentos açucarados ou com muito carboidrato: comidas com grande quantidade de açúcar ou carboidrato favorecem o aparecimento do dente furado sintomas, já que esses alimentos facilitam o surgimento de mais bactérias que, se não forem eliminadas, formarão cáries;
  3. Visita frequente ao dentista: especialistas recomendam que sejam feitas, no mínimo, duas visitas por ano ao dentista, para que ele realize o check-up e a profilaxia (limpeza nos dentes), pois o profissional possui os aparelhos necessários para eliminar as placas bacterianas que não saem apenas com a higienização diária do paciente;
  4. Jamais negligenciar algum problema bucal: algumas pessoas esperam o problema agravar para procurar ajuda profissional, mas isso pode prejudicar muito a saúde bucal, já que, em muitos casos, torna-se necessário fazer a extração do dente.

Tratamento do dente furado sintomas

Para conseguir tratar o dente furado sintomas, primeiramente é necessário verificar a gravidade da situação do paciente. Em casos de lesões superficiais, o profissional realiza a aplicação de flúor ou a obturação. No entanto, se a cárie atingiu o canal, torna-se necessário fazer a endodontia (tratamento de canal). Por meio desses tratamentos odontológicos, o paciente consegue recuperar a qualidade ideal da saúde bucal.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente furado sintomas:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br