dente inchado como desinchar

Dicas sobre dente inchado como desinchar

Como é uma região bastante escura e úmida, a boca tem muita facilidade para contrair e acumular bactérias. Por isso, torna-se necessário dar bastante atenção para essa parte do corpo e jamais negligenciar a correta higienização bucal diária. Quando acontece a inflamação em algum local da boca, o indivíduo pode apresentar dente inchado como desinchar, além de outros sintomas bastante incômodos como o surgimento de dor intensa na região.

No entanto, ainda que o indivíduo cuide adequadamente da saúde bucal, é possível que ele tenha problemas ou doenças nessa região por causa de diferentes motivos. Nesse caso, ao notar anormalidade na boca, é necessário marcar uma consulta no dentista para que ele possa avaliar, diagnosticar e tratar o caso. Nesse contexto, muitos pacientes vão ao consultório odontológico para saber como tratar o dente inchado como desinchar.

Causas do dente inchado como desinchar

Um dente pode adquirir uma inflamação por diversos fatores, por isso é muito importante que o indivíduo não tente tratar a situação em casa, já que ela pode se agravar ainda mais. Na maioria dos casos de dente inchado como desinchar, torna-se necessário realizar a limpeza na região bucal. Já em casos mais avançados, o dentista faz outros procedimentos, como a obturação e o tratamento de canal. Dentre as mais comuns causas do inchaço no dente estão:

  • Gengivite (inflamação da gengiva);
  • Cáries;
  • Nascimento ou inflamação do siso;
  • Periodontite (inflamação severa da gengiva);
  • Retração gengival;
  • Tratamento de canal mal feito;
  • Fratura ou quebra da coroa;
  • Contaminação no canal do dente.

Tratamento do dente inchado como desinchar

O surgimento de dentes com lesões superficiais ou os chamados "furinhos" indicam que um problema bucal bastante conhecido foi instalado no dente, conhecido como cárie. Ela se forma devido ao acúmulo de bactérias na boca, formando assim placas bacterianas que não são removidas na higienização bucal.

Especialistas acreditam que as placas bacterianas se acumulam logo após a ingestão da comida, cerca de 20 minutos depois de comer, provocando a contaminação na região bucal e o aparecimento da cárie. Dessa forma, os ácidos das placas conseguem alcançar o esmalte do dente e formam os orifícios que são chamado de cáries.

Depois de se instalar no dente, a cárie só pode ser retirada com um profissional da odontologia. O procedimento pode ser uma simples aplicação de flúor ou uma obturação, no qual o dentista remove a parte do dente danificada pela cárie e a preenche com materiais que são feitos geralmente de resina, porcelana, liga de prata ou ouro.

No estágio mais avançado em que o paciente apresenta dente inchado como desinchar, é possível que a cárie tenha chegado à raiz do dente, contaminando o canal. Nesse caso, geralmente o dentista realiza a endodontia, que é o tratamento de canal. Para fazer esse procedimento, o profissional abre um buraco para chegar na raiz do dente, insere limas (pequenas agulhas) para remover a polpa danificada e preenche o canal com um cimento odontológico feito de hidróxido de cálcio. Por fim, ele fecha o dente com uma coroa e o paciente é liberado da consulta.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente inchado como desinchar:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br