dente inchado e dolorido

Saiba como curar dente inchado e dolorido

Sem qualquer tipo de aviso, um leve incômodo no interior da boca pode surgir e se agravar em pouco tempo, provocando dente inchado e dolorido. Nessa situação, revela-se necessário marcar uma consulta com um dentista qualificado e de confiança para que ele possa identificar e curar esse problema por meio do tratamento mais indicado, já que esse tipo de desconforto é capaz de afetar a qualidade de vida como um todo, impedindo que o indivíduo continue realizando as atividades diárias normalmente.

Nesse contexto, algumas pessoas escolhem utilizar receitas caseiras para tratar o dente inchado e dolorido, mas é importante destacar que isso pode contribuir para o agravamento da situação. Dessa forma, não é indicado realizar nenhum procedimento por conta própria, já que só é possível saber a causa e o tratamento ideal do caso por meio de uma consulta com o dentista.

Sintomas do dente inchado e dolorido

Com o dente inchado e dolorido, o indivíduo começa a ter dificuldade em realizar atividades simples como a mastigação. Para tratar o caso, o dentista faz uma avaliação geral da boca, além de perguntar quais são os sintomas que o paciente vem sentindo, o histórico de doenças e os hábitos diários. Nesse contexto, os sintomas mais comuns do dente inchado e dolorido são:

  • Sensibilidade dentária ao consumir alimentos ou bebidas quentes, ácidas, doces e frias;
  • Presença de mau hálito;
  • Dor ao morder e mastigar alimentos;
  • Sangramento no dente ou na gengiva, principalmente na hora de escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Lesão ou trauma na região afetada;
  • Inchaço na região da mandíbula ou do rosto.

Causas do dente inchado e dolorido

Para conseguir curar o dente inchado e dolorido, primeiro o dentista precisa fazer o diagnóstico do problema. Para concluir essa etapa, o dentista precisa investigar a causa do surgimento desse problema. Nesse contexto, pode ser o aparecimento de uma cárie, caracterizada como as lesões superficiais no dente ou os furos/buracos, necessitando ser removida por meio da obturação, aplicação de flúor ou tratamento de canal.

Além disso, o dente inchado e dolorido pode aparecer por causa de uma inflamação na gengiva. Quando o indivíduo não remove o tártaro com um profissional, ele pode desenvolver a gengivite (inflamação em estágio inicial) ou a periodontite (inflamação em estágio grave), desencadeando a possibilidade de haver a perda ou enfraquecimento total ou parcial do dente.

Outro caso que pode causar esses sintomas é o nascimento do siso, já que, quando ele se rompe na gengiva ao nascer, pode inflamar e causar dor. Além disso, caso ele já tenha nascido, é possível que o indivíduo não consiga fazer a higienização correta na região, possibilitando que ela inflame com frequência.

Dessa forma, existem diversas opções para que o dente inchado e dolorido apareça. Por isso, revela-se essencial fazer uma consulta com um dentista qualificado e de confiança para que ele possa investigar e tratar o caso adequadamente, para que assim o paciente consiga ter uma saúde bucal de qualidade novamente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente inchado e dolorido:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br