dente quero nascendo

Descubra os sintomas do dente quero nascendo

A maioria das pessoas pode notar o dente quero nascendo, pois são poucas as sortudas que não reparam em nenhum sinal. O siso costuma surgir entre a juventude e a fase adulta, por volta dos 17 aos 25 anos, mas nem sempre ele chega a nascer. Nesse caso, o dente é chamado de siso incluso, que existe na arcada dentária, localizado dentro da gengiva, mas não ocorre a erupção. Caso ele não nasça até os 30 anos, isso indica que não existe espaço para que ele se alinhe adequadamente na arcada dentária, precisando assim da realização da retirada do dente.

No geral, o ser humano conta com dois sisos inferiores e dois superiores, também chamados de dentes do juízo ou terceiro molar. Em muitos casos, esse dente nasce tardiamente, então nem sempre há espaço suficiente para ele na boca. Por isso, o siso pode ficar mal posicionado, nascendo torto ou deitado e, em algumas pessoas, nasce apenas parcialmente. Dessa forma, é importante fazer a extração.

Principais sintomas do dente quero nascendo

Enquanto algumas pessoas não notam qualquer tipo de incômodo com o dente quero nascendo, outras sentem intensa dor, além de outros sinais relacionados à erupção desse dente. Nesse caso, os principais sintomas que indicam o nascimento desse dente são:

  • Inchaço na região da gengiva;
  • Dor de dente, cabeça, ouvido e maxilares;
  • Presença de enxaqueca;
  • Sangramento na hora de escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Dor ao morder e mastigar com a região posterior;
  • Presença de mau hálito;
  • Gânglios inflamados no pescoço ou na região abaixo da mandíbula.

Extração do dente quero nascendo

Para que seja possível realizar a extração do dente quero nascendo, o paciente precisa fazer uma radiografia da arcada dentária, para que assim o cirurgião consiga ver exatamente a posição e o formato do dente. No geral, fazer a retirada de siso inferior costuma ser um procedimento mais complexo, já que ele é maior que o superior e fica fixado na mandíbula. Depois da etapa de diagnóstico, o profissional consegue marcar a data da cirurgia.

Já no dia do procedimento, o dentista primeiro precisa aplicar uma anestesia local feita de articaína ou bupivacaína, no qual o objetivo é deixar insensível a região a ser operada por cerca de 50 minutos. Se o siso estiver incluso, o profissional deve retirar uma parte do osso que o cobre e depois quebra o dente em pedaços. Em casos no qual o siso já nasceu, basta realizar uma incisão na gengiva para expor mais o dente e encaixar as alavancas a fim de amolecê-lo. Para finalizar, o cirurgião utiliza o fórceps dentário para fazer a retirada de siso.

Depois da cirurgia, é importante que o paciente siga adequadamente as recomendações exigidas pelo dentista. Afinal, o procedimento demanda alguns cuidados essenciais e impossibilita que o paciente continue realizando as atividades diárias normalmente, pelo menos por um tempo. Dessa forma, a recuperação satisfatória depende muito dos cuidados que o paciente tiver com o período pós-operatório.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente quero nascendo:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br