dente sensível apos canal

Conheça os motivos para dente sensível apos canal

Quando o indivíduo realiza a endodontia (tratamento de canal), é normal que sinta o dente sensível apos canal. Para tratar a dor e sensibilidade, o dentista costuma receitar analgésicos e anti-inflamatórios, por isso é muito importante seguir adequadamente as instruções dadas no consultório.

Por outro lado, em casos de dor muito intensa, isso pode indicar que existe algum problema na região, necessitando assim de tratamento. Se o dente sensível apos canal persistir por mais de três semanas, recomenda-se marcar uma consulta com o profissional que realizou a cirurgia para que seja possível avaliar e diagnosticar o caso, para que assim o problema seja devidamente solucionado.

Motivos para dente sensível apos canal

Como qualquer outra operação na área da odontologia, o tratamento de canal pode causar um pouco de dor e necessita ser feito com um profissional capacitado para que o paciente tenha um resultado satisfatório. Nesse contexto, as causas mais comuns para o dente sensível apos canal são:

1. Fratura da coroa: a coroa inserida após o procedimento pode ter se quebrado, causando uma dor de dente e sensibilidade, podendo afetar a gengiva;
  2. Nova contaminação: a falta de coroa ou obturação depois do procedimento pode causar uma nova contaminação do canal, o que causaria um grande prejuízo ao paciente, já que ele precisaria refazer a endodontia;
  3. Procedimento mal feito: em alguns casos, o dentista não retira todas as bactérias que estavam no canal, por isso o paciente sente o dente sensível apos canal. Uma endodontia mal feita ainda pode originar até dor de cabeça por causa de um cisto inflamado no canal;
  4. Sensibilidade normal: como é um procedimento invasivo, a região tratada pode ficar bem sensível após a operação, por isso o paciente pode sentir dor e dente sensível apos canal durante algumas semanas, principalmente ao morder e mastigar alimentos.

Como funciona o tratamento de canal

A endodontia é um procedimento muito comumente feito nos consultórios odontológicos, no qual o objetivo é realizar uma limpeza na raiz do dente que foi contaminado por cárie. As limas, que são as agulhas pequenas usadas na operação, são inseridas no interior do dente infectado para que ele seja totalmente descontaminado.

Depois dessa etapa, o dentista fecha o buraco com um cimento odontológico, feito de hidróxido de cálcio, e insere uma coroa. Os pacientes costumam sentir dente sensível apos canal, porque a agulha atinge o final da raiz do dente. No entanto, se o desconforto não passar em até, no máximo, três semanas, é importante que o caso seja analisado.

De qualquer forma, melhor que tratar um problema é evitá-lo. Para isso, é necessário que o indivíduo comece a cuidar da saúde bucal assim como cuida do resto do corpo. Nesse sentido, itens como escova de dente, fio dental e antisséptico bucal devem ser utilizados diariamente. Além disso, a visita semestral ao dentista deve se tornar um hábito, pois o profissional faz a limpeza e a avaliação geral da boca do paciente. Com isso, é possível evitar o surgimento de doenças e problemas bucais em geral.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente sensível apos canal: