dente siso nascendo gengiva inchada

Dicas sobre dente siso nascendo gengiva inchada

Conhecido como dente do juízo, queiro ou terceiro molar, o siso costuma nascer por volta dos 17 aos 25 anos. Em muitos casos, quando ocorre a erupção, o dente começa a inflamar com frequência ou dificulta o alinhamento correto da arcada dentária, por isso muitos pacientes procuram os consultórios odontológicos para saber como extrair dente siso nascendo gengiva inchada.

No total, existem dois sisos inferiores e dois superiores, mas nem sempre todas as pessoas têm esses dentes na arcada. Além disso, em algumas situações, eles existem na gengiva, mas não nascem. Nessa situação, eles são os sisos incluso e, por vezes, torna-se necessário removê-los, caso eles estejam fazendo pressão sobre os dentes ao redor.

Principais sintomas do dente siso nascendo gengiva inchada

Antes de ir ao consultório odontológico, o indivíduo pode perceber se o siso está nascendo ou já nasceu. Afinal, são poucas pessoas que não apresentam nenhum dos principais sintomas do dente siso nascendo gengiva inchada. Nesse caso, os sinais mais comuns são:
  • Dor ao mastigar com a região posterior;
  • Sangramento;
  • Gânglios inflamados na área do pescoço ou embaixo da mandíbula;
  • Mau hálito;
  • Dor de dente, de cabeça, nos maxilares e no ouvido;
  • Enxaqueca.

Motivos para extrair o dente siso nascendo gengiva inchada

A extração do siso é indicada em diversos casos, como após a constatação de que não existe espaço para ele nascer corretamente na arcada dentária ou, caso ele já tenha nascido, inflame com bastante frequência. No geral, os profissionais recomendam que o dente siso seja extraído logo após o diagnóstico de que ele não pode ficar na boca. Indica-se que a operação ocorra antes dos 30 anos, já que, depois dessa idade, a raiz do dente é calcificada e se torna mais complicado fazer a extração.

Para fazer a operação, é recomendável procurar um cirurgião bucomaxilofacial, já que esse é o profissional mais especializado no assunto. Se o caso do paciente for simples, ele pode retirar os quatro sisos no mesmo dia. Se for mais delicado, o profissional divide a operação em datas diferentes. Com isso, o paciente não precisa mais sofrer com os sintomas do dente siso gengiva inchada.

Depois da cirurgia, o paciente deve seguir as recomendações pós-operatórias para que tenha uma recuperação de sucesso. Afinal, se não houver o cuidado necessário, pode ocorrer uma infecção pós-operatória. Por isso, a fase da recuperação é essencial para um resultado satisfatório tanto para o paciente quanto para o cirurgião.

Nessa situação, o cirurgião prescreve a medicação ideal para o paciente, como antibióticos ou anti-inflamatórios, evitando assim dores e infecções. Em relação à alimentação, é importante que seja adotada uma dieta líquida, pastosa e nutritiva. Por fim, é necessário ter cuidado redobrado com a higienização bucal, realizando-a após todas as refeições de forma bastante cautelosa e adequada. Depois de uma semana de cirurgia, o paciente deve retornar ao dentista para que ele retire os pontos e analise a cicatrização e, assim, os sintomas do dente siso nascendo gengiva inchada não incomodam mais.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente siso nascendo gengiva inchada: