desinchar dente

Saiba como desinchar dente no dentista

Raramente uma pessoa vai passar a vida inteira sem desenvolver algum problema ou doença bucal. Em vários casos, o indivíduo consegue notar alguma irregularidade na boca ao notar o inchaço no dente, necessitando assim saber como desinchar dente. Nesse caso, muitas pessoas procuram o consultório odontológico para conseguir resolver esse problema.

No entanto, algumas pessoas procuram receitas caseiras para desinchar dente, mas torna-se importante destacar que isso pode contribuir para o agravamento do problema. Por isso, não é recomendável realizar nenhum procedimento em casa sem a ajuda de um profissional qualificado, pois só é possível diagnosticar e tratar o caso com uma consulta com o dentista.

Sintomas do dente inchado

Como é uma região escura e úmida, a boca é um lugar favorável para o surgimento e proliferação de bactérias. Na maioria dos casos, os problemas e doenças bucais em geral aparecem acompanhados do dente inchado. No entanto, além disso, é normal que o paciente comente sobre a presença de outros sinais que mostram o inadequado funcionamento da região bucal, como:
  • Inchaço na área do rosto ou da mandíbula;
  • Presença de mau hálito;
  • Sangramento no dente ou na gengiva, principalmente na hora de escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Lesão ou trauma na área afetada;
  • Sensibilidade nos dentes ao consumir alimentos ou bebidas quentes, ácidas, doces e frias;
  • Dor de dente no local inchado;
  • Dor ao morder e mastigar alimentos.

Como desinchar dente

Para desinchar dente, o dentista precisa fazer o diagnóstico do problema. Se a causa do inchaço for uma inflamação gengival, por exemplo, ele realiza a limpeza geral da região bucal, retirando tártaros e placas bacterianas, e assim a área se torna descontaminada. Além disso, pode ser prescrito o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios

Em situações de inchaço no dente por conta de uma cárie que atingiu a raiz, o profissional realiza o tratamento de canal, capaz de remover a polpa infectada e devolver uma saúde bucal de qualidade ao paciente. Já se for uma cárie superficial, o dentista realiza a obturação, responsável por eliminar o tecido contaminado e restaurar o dente, ou apenas aplica flúor na região atingida.

Como evitar problemas bucais

Além de saber como desinchar dente, é importante descobrir como evitar problemas bucais. Nesse sentido, revela-se essencial aderir a uma alimentação saudável e equilibrada, evitando o consumo em excesso de alimentos com muito carboidrato ou açucarados, já que esses alimentos facilitam o acúmulo e proliferação de bactérias.

Também é importante iniciar um tratamento ortodôntico caso o indivíduo apresente dentes tortos ou desalinhados, já que essas características favorecem o desenvolvimento de bactérias. Afinal, dentes com essas características são mais difíceis de higienizar da forma adequada, permitindo que restos de comida se acumulem com mais facilidade.

Em relação à higienização, ainda se revela fundamental fazer a limpeza bucal adequadamente no mínimo três vezes ao dia. Após todas as refeições, é importante usar a escova de dente e o fio dental. Já o antisséptico bucal é indicado antes de dormir, já que a baixa produção salivar estimula a proliferação de bactérias.

Regiões onde a Ideal Odonto atende desinchar dente: