disco articular da atm

Como tratar a disfunção do disco articular da ATM

A disfunção do disco articular da ATM é um problema que chega a atingir até 2 milhões de brasileiros por ano. Os desconfortos causados por essa disfunção podem afetar gravemente a qualidade de vida de uma pessoa, já que é capaz de acarretar sintomas como dores intensas e dificuldades ao fazer movimentos simples como abrir a boca, morder e mastigar.

As causas para a disfunção do disco articular ATM são variadas, podendo ser do campo emocional, como ansiedade e estresse, ou do campo físico, como trauma na região ou hábitos aparentemente inofensivos (mastigar mais de um lado da mandíbula que o outro, roer unhas, ranger os dentes). Nesse caso, ao descobrir que possui o problema, é importante fazer um tratamento, pois o quadro pode se agravar em pouco tempo.

Sintomas da disfunção do disco articular da ATM

Para descobrir se possui a disfunção do disco articular da ATM, é necessário estar atento aos sintomas desse problema, já que a articulação temporomandibular é essencial para ligar o maxilar ao crânio e movimentar a mandíbula. Nesse contexto, os principais sintomas são:

• Espasmos musculares;
  • Ouvir sons de estalo ou chiado quando abrir a boca;
  • Dores nas regiões da cabeça, rosto, mandíbula, pescoço e ombros;
  • Dificuldade ao abrir e fechar a boca;
  • Deslocamento da mandíbula;
  • Ouvir zumbidos;
  • Dificuldade para comer.

Tipos de tratamento para a disfunção do disco articular da ATM

O dentista é o profissional mais capacitado para fazer o diagnóstico da disfunção do disco articular da ATM, que varia de acordo com cada caso, e indicar o melhor tratamento para o paciente Afinal, a causa do surgimento da disfunção é um importante fator para determinar o tratamento mais vantajoso. Nesse contexto, uma das opções de tratamento é a fisioterapia, que faz uso de aparelhos fisioterápicos e massagens na região do maxilar, impedindo que a dor do paciente se agrave.

Também é possível realizar a laserterapia, que estimula os músculos e os pontos de articulação prejudicados pela disfunção, reduzindo assim a sensação de dor. No campo da terapia, ainda existe a termoterapia, no qual alguns profissionais indicam a terapia de calor com o uso da compressa de gelo após o trauma e a compressa quente para amenizar as dores.

Técnicas de relaxamento também podem ajudar a tratar o problema, então os pacientes com estresse ou ansiedade podem ser encaminhados para o psicólogo ou psiquiatra, com o objetivo de aprender técnicas de relaxamento e, dessa forma, diminuir os sintomas da disfunção.

Nesse contexto, ainda existem alguns medicamentos como anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, antidepressivos e relaxantes musculares que podem ser recomendados para o tratamento do disco articular da ATM. Para pacientes que têm bruxismo, o dentista indica o uso da placa de mordida principalmente durante à noite. Também pode ser indicada a injeção de toxina botulínica para diminuir o problema muscular.

Além disso, em último caso, o paciente pode realizar uma cirurgia. Essa opção é recomendada somente se ele não apresentar melhora com outros tipos de tratamento ou caso exista a necessidade urgente de fazer a cirurgia.

Regiões onde a Ideal Odonto atende disco articular da atm: