dor de cabeça atm

Saiba como tratar dor de cabeça ATM

Dores em várias partes do corpo, dificuldades para falar e comer, presença de inchaço e zumbidos, estalos e deslocamento de mandíbula podem ser sinais da disfunção da ATM (articulação temporomandibular), cujo um dos principais sintomas é a dor de cabeça ATM. Nesse contexto, revela-se necessário marcar uma consulta com o dentista, para que assim o profissional possa indicar o melhor tratamento para o problema o quanto antes.

A disfunção da ATM pode ser diagnosticada por um cirurgião bucomaxilar, dentista ou cirurgião crânio-maxilo-facial. Esse é um problema muito comum no Brasil, atingindo cerca de 2 milhões de pessoas por ano. Por isso, é essencial saber como tratar essa disfunção para que os sintomas como a dor de cabeça ATM possam, ao menos, ser amenizados.

Principais sintomas da disfunção da ATM

Os incômodos relacionados à disfunção da ATM prejudicam diretamente a qualidade de vida do paciente, pois impossibilita que ele continue fazendo tarefas diárias da mesma forma que antes. Dessa forma, é necessário conhecer os principais sintomas do problema:
  • Dificuldade para mastigar os alimentos;
  • Travamento do maxilar;
  • Dor de cabeça ATM;
  • Presença de zumbido no ouvido;
  • Inchaço na lateral do rosto;
  • Dor facial, nos ombros e no pescoço;
  • Presença de estalo ou chiado ao abrir a boca;
  • Deslocamento da mandíbula.

Cirurgia para tratar a disfunção da ATM

A disfunção da ATM pode surgir por diversos motivos, como ansiedade, depressão, desalinhamento dos dentes, má oclusão, lesão na cabeça, pescoço ou mandíbula ou artrite. Dessa forma, o tratamento vai variar de acordo com a causa do surgimento do problema. Por isso, para que a dor de cabeça ATM e outros sintomas possam ser amenizados, é necessário realizar algum tipo de procedimento. Nesse caso, torna-se possível fazer a laserterapia, termoterapia, fisioterapia e outros tipos de tratamento. Caso nenhuma opção solucione o problema, é importante fazer uma cirurgia.

A cirurgia ortognática é uma das possibilidades, cujo objetivo é mudar a posição dos maxilares, possibilitando uma correção na função da articulação. Outra opção é artrocentese, no qual o cirurgião retira componentes e realiza uma limpeza com medicamentos na região da articulação.

Além disso, é possível fazer também a artroscopia, que retira fragmentos ou cartilagens, melhorando assim a amplitude da articulação temporomandibular. A artroplastia também se revela como outro tipo de cirurgia. Nesse caso, o cirurgião faz uma reparação na parte interna das ATMs, possibilitando que elas sejam reposicionadas ao disco deslocado. Outra opção é a artrotomia, que é feita em casos mais complexos, nos quais o osso deve ser removido, remodelado e reposicionado com a ajuda de mantenedores de espaço.

Em alguns casos, o profissional também pode aliar mais de um tratamento, incluindo a cirurgia, para melhor o quadro do paciente. Lembrando que, por mais que o tratamento possa ser benéfico e o paciente alcance uma melhora significativa na disfunção, ele dificilmente conseguirá uma cura de fato. Dessa forma, revela-se necessário buscar ajuda profissional para que seja possível, ao menos, adquirir uma boa qualidade de vida ainda que a disfunção esteja presente.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor de cabeça atm: