dor de dente aguda

Descubra como curar dor de dente aguda

A dor de dente aguda é um problema bucal que pode ter diversas causas e tratamentos, mas fato é que pode afetar o bem-estar e prejudicar a qualidade de vida do indivíduo um modo geral. Dessa forma, revela-se importante não ignorar o sintoma e buscar um profissional qualificado e de confiança que possa avaliar, diagnosticar e tratar o caso.

Dificilmente uma pessoa vai passar a vida inteira sem desenvolver algum problema ou doença bucal que gere uma dor de dente agudo. Nesse caso, o indivíduo começa notando alguma irregularidade na boca ao sentir uma dor que pode aparecer sem muita intensidade e passa a se agravar em poucos dias. Por isso, é muito importante buscar ajuda quando a dor estiver no estágio inicial.

Causas da dor de dente aguda

Por ser uma região escura e úmida, a boca pode desenvolver alguns problemas e doenças. Na maioria das vezes, eles aparecem acompanhados da dor de dente aguda, que impossibilita o indivíduo de continuar levando a vida normalmente. Para tratar o problema, inicialmente é preciso saber qual foi a causa da sua origem. Nesse caso, os principais motivos para o surgimento da dor de dente aguda são:
  • Siso nascendo ou inflamado;
  • Tratamento de canal mal realizado, em que as bactérias continuaram presentes no canal;
  • Retração gengival;
  • Doenças periodontais, como a gengivite (inflamação na gengiva) e periodontite (inflamação severa na gengiva);
  • Trauma dentário;
  • Cáries;
  • Inflamação ou infecção;
  • Fratura ou quebra da coroa no dente após a endodontia (tratamento de canal);
  • Sensibilidade dentária;
  • Nova contaminação do canal causada pela negligência da obturação ou coroa depois do tratamento de canal.

Tratamentos para a dor de dente aguda

Caso o paciente apresente inflamação no dente por conta de uma cárie, o dentista faz a remoção do tecido contaminado na superfície do dente e preenche o local com resina composta ou porcelana, se a contaminação foi nos dentes frontais, ou liga de ouro ou prata, caso a contaminação tenha acontecido nos dentes molares e pré-molares. Já se a cárie tiver atingido a raiz do dente, contaminando o canal, o profissional abre um buraco com a ajuda de uma broca, insere pequenas agulhas e remove a polpa contaminada. Depois disso, ele fecha o canal com cimento odontológico, comumente feito de hidróxido de cálcio, e fecha o buraco no dente com uma coroa.

Em casos de inflamação na gengiva, só é possível tratar a dor de dente aguda se o tártaro e as placas bacterianas ao redor forem removidas com a raspagem. Com isso, o profissional faz uma limpeza geral na região bucal, removendo os componentes prejudiciais na boca que não saem com uma simples higienização bucal em casa. Além disso, em casos mais graves, o profissional também pode receitar antibióticos e anti-inflamatórios para amenizar a dor e acelerar a recuperação do paciente.

Dessa forma, cada caso demanda um tratamento específico, por isso é tão importante realizar uma consulta com um profissional altamente confiável e capacitado. Afinal, apenas ele poderá indicar o melhor tratamento para o paciente.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor de dente aguda: