dor de dente na gestação

Conheça os motivos da dor de dente na gestação

Por mais que seja uma fase incrível, a mulher grávida passa por diversas mudanças hormonais que afetam diretamente a rotina. Ao longo desse período, é necessário não deixar a saúde bucal de lado, pois os hormônios podem provocar alterações na cavidade interna da boca, causando dor de dente na gestação e propiciando o risco de complicações obstétricas e dificuldades na alimentação adequada.

Nesse contexto, quando uma mulher fica grávida, surgem variados sintomas que podem incomodar bastante, como vômitos, enjoos e até mesmo a dor de dente na gestação. Isso pode ocorrer por diferentes motivos, mas é importante estar atenta a qualquer sinal de anormalidade no corpo para que possa ser tratado adequadamente.

Possíveis causas da dor de dente na gestação

Como foi adiantado anteriormente, quando uma mulher engravida, ela pode ter a saúde bucal comprometida por diferentes fatores. Por isso, vale a pena destacar quais são os principais motivos para o surgimento da dor de dente na gestação:

1. Higienização bucal incorreta: por causa da mudança na rotina diária, algumas mulheres deixam de cuidar da saúde bucal como faziam antes. Com isso, alguns sintomas de que a cavidade oral não está na sua melhor qualidade podem surgir, como a dor de dente na gestação;
  2. Alteração no PH da saliva: como algumas grávidas ficam enjoadas com frequência, os vômitos passam a alterar o PH da saliva. Nesse sentido, a região bucal passa a ficar comprometida, já que a saliva tem como objetivo proteger os esmaltes dos dentes e, se eles ficarem desprotegidos, tornam-se mais sensíveis e suscetíveis à dor de dente e doenças bucais em geral;
  3. Alteração hormonal: ao longo da gravidez, a mulher passa a ter um aumento nos níveis de progesterona e estrogênio, que afetam diretamente a saúde bucal. A ação vasodilatadora, por exemplo, tem ligação com a frequência de sangramentos na gengiva, podendo causar a gengivite (inflamação na gengiva);
  4. Alterações + má higienização: alguns dentistas acreditam que o desenvolvimento de problemas e doenças bucais durante a gravidez não tem relação somente com as alterações do organismo, e sim na conexão delas com a falta de higienização bucal. Com isso, por mais que ocorra alguma alteração hormonal ou na saliva, é possível evitar o desenvolvimento de doenças na cavidade da boca no período da gestação.

Tratamentos para dor de dente na gestação

Para recomendar o tratamento mais indicado para a dor de dente na gestação, primeiro o profissional analisa a região bucal da paciente, conversando com ele para descobrir os seus sintomas e históricos de doença, além dos hábitos diários. Dessa forma, o profissional consegue concluir o diagnóstico do caso. Em algumas situações, ele deve fazer a restauração ou um tratamento de canal ou gengiva. Em outros casos, pode ser necessária a realização de uma cirurgia.

Logo, existem diferentes formas de tratar o problema. Nesse contexto, o mais importante é agendar uma consulta com um profissional qualificado e de confiança, para que seja possível devolver a saúde bucal de qualidade à paciente.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor de dente na gestação: