dor de dente sem cárie

Descubra as causas da dor de dente sem cárie

Dificilmente alguma pessoa vai passar a vida inteira sem apresentar um problema ou doença bucal. Em vários casos, o indivíduo consegue notar alguma irregularidade na boca ao começar a sentir um incômodo que pode surgir sem muita intensidade e pode se agravar em poucos dias. Nesse caso, muitas pessoas procuram o consultório odontológico para saber se é possível ter dor de dente sem cárie.

Além da dor de dente sem cárie, o indivíduo pode apresentar outros sintomas que o impedem de levar a vida normalmente, já que isso pode afetar a qualidade de vida como um todo. Dessa forma, é necessário procurar um dentista de confiança e qualificado para diagnosticar e tratar o caso da forma correta.

Causas da dor de dente sem cárie

Para tratar a dor de dente sem cárie, o dentista primeiro precisa fazer o diagnóstico do caso. Nesse sentido, ele analisa o interior da boca dele para verificar alguma irregularidade. Caso seja necessário, também solicita exames complementares. Depois dessa etapa, é possível realizar o diagnóstico e recomendar o tratamento mais indicado para o paciente. No geral, as causas mais comuns para o surgimento da dor de dente sem cárie são:

1. Sensibilidade: dentes sensíveis podem ser provocados por variados motivos, como o bruxismo, e afetam a correta proteção do esmalte, fazendo com que o indivíduo sinta dor de dente sem cárie;
  2. Siso: quando o siso se rompe na gengiva ao nascer, ele pode inflamar e provocar intensa dor. Além disso, caso ele já tenha nascido, é possível que o indivíduo não consiga fazer a higienização adequada na região, possibilitando que seja originada a pericoronarite, também chamada de inflamação do siso;
  3. Inflamação na gengiva: quando o indivíduo não remove o tártaro com um dentista, ele pode desenvolver a gengivite (inflamação em estágio inicial) ou a periodontite (inflamação em estágio grave), desencadeando a possibilidade de haver a perda ou enfraquecimento total ou parcial do dente;
  4. Bruxismo: o ato de ranger os dentes involuntariamente não somente provoca o desgaste dos esmaltes como também provoca sensibilidade na região e, consequentemente, dor.

Tratamento da dor de dente sem cárie

Em casos de inflamação na gengiva, só é possível curar a dor de dente sem cáries e o tártaro e as placas bacterianas ao redor forem removidas com a raspagem. Em casos graves, o dentista também pode solicitar o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Em relação ao bruxismo, pode ser necessário o uso de placas de bruxismo, com o objetivo de amenizar o desgaste dos dentes provocado por essa doença.

Além disso, se a causa da dor for o siso, é necessário verificar com o dentista a remoção ou não desse dente. Afinal, o siso pode provocar diversos problemas na arcada dentária, então é importante buscar ajudar profissional para saber se esse dente é prejudicial ou não para a saúde bucal.

Dessa forma, cada caso demanda um tratamento específico, por isso é tão importante realizar uma consulta com um profissional altamente confiável e capacitado para que a dor de dente sem cárie seja cessada.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor de dente sem cárie: