dor dente canal tratado

Saiba o porquê da dor dente canal tratado

No momento em que uma cárie chega à polpa do dente, causando uma contaminação no canal, é necessário fazer a endodontia, popularmente chamada de tratamento de canal. Nesse caso, recomenda-se fazer o procedimento com um dentista de confiança e bem capacitado, pois um tratamento mal realizado é capaz de trazer graves consequências para o paciente, inclusive a dor dente canal tratado.

Causas da dor dente canal tratado

Por ser um procedimento invasivo, a endodontia pode causar dor dente canal tratado. No entanto, o incômodo costuma passar entre duas e três semanas. Caso persista, revela-se necessário descobrir a causa do problema, que pode ser:

1. Nova contaminação: a negligência de coroa ou obturação após a endodontia pode causar uma nova contaminação do canal, então o paciente precisaria refazer o procedimento;
  2. Fratura da coroa: a coroa inserida no dente pode ter se quebrado ou sofrido fratura, então isso provoca dor dente canal tratado e ainda pode prejudicar a gengiva;
  3. Sensibilidade: por ser um procedimento invasivo, a área tratada fica bem sensível após a operação, por isso o paciente pode sentir dor de dente ao longo de algumas semanas, principalmente ao mastigar alimentos;
  4. Procedimento mal feito: em alguns casos, o dentista pode não ter removido todas as bactérias que estavam presentes no canal, então o paciente continua sentindo dor dente canal tratado ainda que tenha realizado o procedimento. Além disso, uma endodontia mal feita ainda pode originar dor de cabeça devido a um cisto inflamado no canal.

Cuidados necessários após a endodontia

Assim como qualquer outro procedimento odontológico, o paciente deve seguir alguns cuidados indicados pelo dentista depois do tratamento de canal, para que assim possa ter uma recuperação rápida e satisfatória. Por mais que não sejam solicitados cuidados extravagantes, a endodontia pede que o paciente realize cuidados simples, porém essenciais, como:

• Evitar mastigar em cima do dente tratado;
  • Continuar fazendo a higienização adequada diária da região bucal, utilizando a escovação e o fio dental após as refeições. O enxaguante bucal costuma ser recomendado principalmente na parte da noite, já que, durante o sono, a baixa produção salivar facilita a proliferação de bactérias, então o enxaguante ajuda a manter o local higienizado por mais tempo;
  • Evitar comer alimentos duros;
  • Marcar uma visita com o dentista a cada seis meses para fazer a limpeza geral dos dentes e check up geral, ainda que não sinta alguma dor ou anormalidade aparente na cavidade interna da boca.

Como funciona a endodontia

A endodontia é um procedimento bastante realizado nos consultórios odontológicos, em que o objetivo é fazer uma limpeza na raiz do dente que foi contaminado por cárie. As limas, que são as agulhas pequenas usadas no procedimento, são inseridas no interior do dente infectado para que ele seja totalmente descontaminado.

Depois dessa etapa, o dentista fecha o buraco com um cimento odontológico e coloca uma coroa. Com isso, o paciente consegue recuperar a qualidade ideal da saúde bucal, mas deve continuar realizar os cuidados básicos para preservá-la da maneira adequada.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor dente canal tratado: