dor no dente e na gengiva

Conheça a causa da dor no dente e na gengiva

A incorreta higienização bucal diária pode resultar em variados problemas ou doenças nessa região, podendo provocar sintomas bastante incômodos, como a dor no dente e na gengiva. No geral, esse sintoma é característica de uma doença periodontal, responsável por causar uma inflamação na gengiva e provocar dor na região, além do surgimento de tons avermelhados e escuros na gengiva.

Como esse é um problema bucal delicado, é necessário que o indivíduo não tente tratá-lo em casa, já que um dentista deve ser consultado em situações como essa. No entanto, é possível evitar doenças periodontais ao seguir procedimentos básicos de higienização bucal, como a utilização da escova de dente, fio dental e antisséptico bucal todos os dias.

Sintomas da doença periodontal

A qualidade da saúde bucal como um todo depende de alguns integrantes, como dentes, língua e gengiva. Até porque, quando um deles não está devidamente saudável, toda a região fica comprometida. Dessa forma, ao notar irregularidades na cavidade interna da boca, é importante estar atento aos sinais e agendar uma consulta com o dentista. Em caso de doença periodontal, além de dor no dente e na gengiva, o paciente pode relatar os seguintes sintomas:

1. Inchaço: como está inflamada, a gengiva pode apresentar um inchaço na região afetada;
  2. Sangramento: na hora de passar o fio dental ou a escova de dente, o paciente pode notar que a gengiva sangra, já que o local se torna bastante sensível a qualquer movimento;
  3. Retração gengival: esse é um problema bucal que ainda pode originar outros, como acúmulo de placas bacterianas, facilitando o surgimento de cáries e tártaros. Além disso, a retração gengival é capaz de causar hipersensibilidade, danificação do osso e perda do dente. Para identificá-la, o dentista precisa averiguar se houve um deslocamento da gengiva, ocasionando assim a exposição do dente. Com o objetivo de tratá-la, o procedimento mais comumente realizado é o enxerto gengival;
  4. Mau hálito: incômodo tanto para quem possui quanto para quem está ao redor do indivíduo, o mau hálito, também conhecido como halitose, pode sumir caso a doença periodontal seja tratada.

Como tratar dor no dente e na gengiva

Para curar a dor no dente e na gengiva, é necessário passar por uma avaliação do dentista, que investiga o caso e indica a melhor solução para ele. Com o objetivo de realizar o diagnóstico de gengivite ou periodontite, por exemplo, o dentista faz uma análise minuciosa da saúde bucal do paciente, conversa com o paciente para saber os seus hábitos, sintomas e histórico de doenças. Caso seja necessário, ele também solicita exames complementares para comprovar a doença periodontal.

Após o diagnóstico, o dentista faz a profilaxia, conhecida como limpeza, cujo objetivo é eliminar as placas bacterianas invisíveis a olho nu, as placas bacterianas calcificadas (tártaros) e as cáries. Na maioria dos casos, a profilaxia já é suficiente para tratar o problema. No estágio mais avançado da doença periodontal, o profissional também pode receitar o uso de medicamentos como antibióticos ou anti-inflamatórios.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor no dente e na gengiva: