dor no nervo do dente

Saiba como curar dor no nervo do dente

No momento em que uma cárie alcança a polpa do dente, causando uma contaminação na região, revela-se necessário fazer a endodontia, também chamada de tratamento de canal. Nessa situação, é importante procurar um dentista de confiança e bem qualificado para fazer esse procedimento, pois assim é possível eliminar os sintomas desse problema, como a dor no nervo do dente.

A cárie aparece no dente devido à proliferação de bactérias, formando as placas bacterianas. Se não forem adequadamente removidas na higienização bucal diária, elas começam a se fixar no dente e podem atingir o canal. Dessa forma, os dentistas recomendam que a cárie seja tratada logo no início, pois, nesse caso, a simples aplicação de flúor ou obturação no dente já é capaz de solucionar o problema.

Causas para o surgimento da cárie

Atingindo dois milhões de pessoas todo ano no Brasil, a cárie ocupa o primeiro lugar no ranking de principais motivos pelos quais os pacientes vão ao dentista. Nesse sentido, é necessário saber como evitá-la e, para isso, deve-se conhecer as causas do seu surgimento. No geral, a cárie surge no dente devido aos seguintes fatores:

• Má higienização bucal diária;
  • Consumo excessivo de alimentos açucarados ou com muito carboidrato;
  • Transtornos alimentares;
  • Azia;
  • Baixo fluxo salivar;
  • Consumo de alimentos que não se dissolvem rapidamente na boca;
  • Alterações imunológicas.

Como tratar dor no nervo do dente

Para eliminar a dor no nervo do dente do paciente e outros sintomas incômodos, o dentista se prepara para realizar o tratamento de canal. Nesse processo, ele usa uma broca para abrir um buraco no dente contaminado do paciente, insere agulhas para conseguir alcançar o interior do dente e, com isso, remove a polpa contaminada. Dessa forma, o profissional consegue fazer a limpeza geral do canal no dente.

Para fechar o canal, o dentista utiliza um cimento odontológico, geralmente feito de hidróxido de cálcio. Já para fechar o buraco no dente, ele insere uma coroa que pode ser fechada com resina composta ou porcelana, nos dentes da frente, e ligas de prata ou ouro, nos dentes de trás. Com isso, o paciente consegue recuperar a qualidade ideal da saúde bucal.

Dor no nervo do dente da criança

Assim como os adultos, as crianças também podem desenvolver problemas e doenças bucais. Em algumas situações, como traumas dentários causados por quedas ou cáries extensas, o tratamento de canal deve ser feito a fim de recuperar a saúde bucal e eliminar a dor no nervo do dente.

O procedimento para realizar a descontaminação do canal no dente de leite é muito semelhante ao que acontece no dente permanente. Nessa operação, o dentista tira radiografias, inseres limas para remover a polpa contaminada e isola o dente com um pedaço de borracha para evitar a contaminação dos demais.

Depois da limpeza e descontaminação, o profissional preenche o canal com material restaurador, que posteriormente será reabsorvido, para manter o ambiente livre de bactérias. Em casos de inflamação da polpa, o dentista aplica anestesia local, mas, quando a polpa está morta, a anestesia não é necessária.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor no nervo do dente: