dor ouvido maxilar

Dor ouvido maxilar: o que pode ser?

A dor ouvido maxilar pode ser um problema recorrente na vida de muitas pessoas, mas alguns pacientes nem imaginam o que de fato causa essa dor. Se você sofre com essa patologia, saiba que a dor no maxilar perto da região do ouvido pode ser um dos primeiros sintomas de problemas na articulação temporomandibular, popularmente chamada de ATM. Essa articulação é a responsável pelo ligamento do maxilar com o crânio, sendo dessa forma, incumbida de movimentar a mandíbula para frente, para trás e para todos os lados. A dor ouvido maxilar pode ocorrer devido a várias causas, tais como fibromialgia, sinusite, mastoidite e otite. Para saber tudo sobre a dor ouvido maxilar causada por distúrbios na articulação temporomandibular leia este artigo até o fim.

Para que serve a articulação temporomandibular?

Os pacientes podem até não ter conhecimento desse fato, mas a simples atividade de abrir e fechar a mandíbula, bem como de mastigar alguns alimentos é um processo que envolve várias ações bem complexas. Isso porque ele engloba vários músculos, ossos, ligamentos e articulações que devem trabalhar juntos para que essa atividade possa ser realizada de forma adequada.

Porém quando algo nesse processo não sai de forma harmônica ou tão esperada quanto deveria, o resultado pode ser uma série de sintomas chamados de distúrbios na articulação temporomandibular ou, simplesmente, distúrbios ATM. É normal que nesse momento o paciente note que a mandíbula realiza movimentos irregulares como se estivesse saindo do lugar, estalando e até mesmo travando. Um dos sintomas mais frequentes desse problema é, exatamente, a dor ouvido maxilar, que pode gerar muito desconforto.

Nos casos dos pacientes que sofrem com dor ouvido maxilar, a primeira dica é sempre procurar um especialista ortodontista o quanto antes. Esse profissional da área da saúde, poderá te avaliar clinicamente, para saber se essa dor tem ou não alguma relação direta com a disfunção da mandíbula. Apesar desse ser um dos sintomas mais comuns da ATM, outros sintomas podem ser observados, como por exemplo:

  • Dificuldade e/ou dor ao abrir ou fechar a boca;
  • Sensação de que a mandíbula está saindo do lugar, estalando e até mesmo travando;
  • Dores de cabeça;
  • Má oclusão/encaixe dos dentes;
  • Dor ao bocejar, falar e mastigar.

Como é feito o tratamento dor ouvido maxilar?

Assim como acontece com outros sintomas de distúrbios na articulação temporomandibular, como as dores na hora de movimentar a boca, por exemplo, o tratamento para dor ouvido maxilar também não é definitivo. Porém, graças alguns avanços ortodônticos, a odontologia já oferece formas de amenizar a dor ouvido maxilar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Podemos citar:

  • Os medicamentos para aliviar as dores (previamente receitados por um especialista);
  • As terapias e fisioterapia para readequar os movimentos da mandíbula;
  • As compressas com água quente e fria;
  • E em casos mais extremos, até mesmo cirurgias.

Porém, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é essencial que o paciente procure por um dentista especializado na área e, dependendo do caso, será necessário consultar também um otorrino. Ambos irão solicitar os exames necessários para identificar as causas da dor ouvido maxilar e só então indicar o tratamento mais adequado para cada caso.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor ouvido maxilar:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br