dtm e dor orofacial

O que é dtm e dor orofacial?

De forma resumida, a dor orofacial é um incômodo que, geralmente, está associado a pele, os vasos sanguíneos, os dentes, as glândulas e os músculos que atingem tanto a boca quanto a a face, o que justifica o seu nome. Essa dor também pode estar relacionada a articulação temporomandibular ou, simplesmente, ATM, uma articulação que liga a mandíbula ao ossos temporais do crânio. Já a dtm ou disfunção temporomandibular, ocorre quando há algo de errado com a mandíbula e/ou com os músculos do rosto. Embora seja pouco conhecido, existe um passo a passo simples que pode ajudar os pacientes a aliviarem os sintomas da dtm e dor orofacial, confira:

• Primeiro, coloque e pressione levemente dois dedos em cima da articulação temporomandibular, para encontra-la, basta pressionar onde a dor for mais intensa ou na junção da mandíbula, perto da orelha e do ouvido;
  • Após fazer isso, coloque qualquer dedo da outra mão em cima do queixo;
  • Abra e feche a boca devagar, aplicando uma leve pressão na ATM;
  • Repita o exercício algumas vezes durante a sessão;
  • Vale lembrar que este procedimento não substitui a ida ao dentista, a dtm e dor orofacial devem ser tratadas imediatamente.

Diagnóstico para dtm e dor orofacial

Infelizmente, os pacientes que apresentam dtm e dor orofacial acabam ficando, por muitos anos, como reféns dessas disfunções, até que sejam, de fato, diagnósticos (de forma assertiva) com essa patologia. Desse modo, o paciente com dtm ou alguma outra condição que provoca a dor orofacial, deve procurar imediatamente por um cirurgião dentista especializado que poderá indicar o tratamento mais correto para o caso. Além disso, as pessoas que sofrem com a dtm e dor orofacial devem se submeter a avaliação clínica, tratamento ortodôntico e/ou encaminhamento a um cirurgião bucomaxilofacial ou otorrinolaringologista, se assim for necessário. Os sintomas mais comuns da dtm e dor orofacial incluem:

• Dificuldade e/ou dor ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor de ouvido próximo ao maxilar;
  • Sensação de que a mandíbula está saindo do lugar, estalando e até mesmo travando;
  • Dores de cabeça;
  • Dor ao bocejar, falar e mastigar.

Como aliviar os sintomas da dtm e dor orofacial?

A dtm e dor orofacial, infelizmente, não possuem nenhum tipo de tratamento definitivo. Mas graças aos avanços odontológicos, os cirurgiões dentistas já podem indicar alguns tratamentos que tem o objetivo de amenizar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que apresentam a dtm e consequentemente, a dor orofofacial, são eles:

• Compressa com bolsas quentes na região da mandíbula;
  • Uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares para ajudar no alívio da dor e espasmos;
  • Aparelhos feitos sob medida, como moldes que são encaixados nos dentes e ajudam a reduzir os efeitos da doença;
  • Aplicação de botox, para diminuir os problemas musculares;
  • Técnicas de redução de estresse, que na grande maioria dos casos é o principal vilão da dtm e dor orofacial;
  • Em casos extremos, poderá ser necessário também, a intervenção cirúrgica.

Porém, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é essencial que o paciente procure por um dentista especializado na área e, dependendo do caso, será necessário consultar também um otorrino. Ambos irão solicitar os exames necessários para identificar as causas da dtm e dor orofacial e só então, indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Regiões onde a Ideal Odonto atende dtm e dor orofacial: