gengiva inflamada

Como aliviar a sensação de gengiva inflamada?

Ao sentir sua gengiva inflamada, a primeira coisa a ser feita é procurar por um ortodontista, ele poderá identificar a causa dessa inflamação e iniciar o tratamento mais adequado, oferecendo alternativas para cessar a inflamação e aliviando, assim, essa sensação de desconforto. Tudo isso será feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente, bem como análise do seu prontuário médico, feito a partir de exames clínicos e, se assim for necessário, exames laboratoriais. O tratamento pode incluir, entre outras coisas:

• Profilaxia (também chamada limpeza profissional ou limpeza dentária);
  • Prescrição de anti-inflamatórios e antibióticos;
  • Demonstrações de como realizar a higiene bucal corretamente;
  • Raspagem na gengiva;
  • Realização de compressas com gelo na parte externa do rosto para aliviar o inchaço;
  • Bochecho com água e sal;
  • E em casos mais graves, intervenções cirúrgicas.

Lembrando que esse tipo de incômodo pode ser facilmente prevenido com visitas regulares ao dentista, pelo menos duas vezes ano. E, é claro, uma rotina diária de higienização da boca, que inclui a escovação correta dos dentes, pelo menos três vezes ao dia e imediatamente após cada uma das refeições, uso constante do fio dental e, em alguns casos, uso de enxaguantes bucais.

Gengiva inflamada: o que pode ser?

Infelizmente, a maioria dos casos de gengiva inflamada ainda está relacionada a uma negligência dos pacientes com a higienização e da boca. Isso porque, nos casos nos quais a limpeza dos dentes e, consequentemente, da gengiva é realizada de maneira incorreta ou descuidada, a probabilidade de acumular restos alimentares na boca são muito grandes. Estes restos alimentares acabam se prendendo aos dentes e as gengivas, causando o acumulo de placa bacteriana e tártaro na boca. Quando eles não são tratados de forma correta, junto a um dentista de confiança, acabam resultando em problemas bem mais graves, como a gengivite e a peridotite, por exemplo.

Como mencionado acima, a gengiva inflamada pode estar relacionada aos mais diferentes motivos, uma vez que ela pode ser simplesmente um resultado de maus hábitos bucais até uma doença mais grave, requer tratamento imediato. Dessa forma, para que o problema seja identificado de maneira rápida, eficiente e correta, é importante que o paciente observe quando isso começou a ocorrer, se é uma situação que aparece regularmente ou se é apenas uma crise aguda e pontual. Tudo isso deverá ser informado em consultório, junto a um dentista especializado. As causas da gengiva inchada podem estar relacionadas :

• Escovação com força excessiva;
  • Uso incorreto do fio dental;
  • Próteses (aparelhos, dentaduras, implantes) mal adaptadas;;
  • Hemorragias não controladas;
  • Alterações hormonais (principalmente durante o período menstrual ou nos casos de gestantes e adolescentes);
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Falta de higienização bucal;
  • Tabagismo;
  • Infecções.

Gengivite e Peridonite

A gengiva inflamada é um dos principais sintomas da gengivite, patologia infecciosa que ainda incomoda muitos pacientes, visto que ela causa inchaço, vermelhidão, dor e, nos casos mais graves, até sangramento. Por isso, é tão importante ressaltar que, assim que o paciente notar a gengiva inflamada, ele deve procurar imediatamente por um ortodontista. Pois caso não seja tratada da forma correta, a gengivite pode evoluir para o seu estágio mais avançado, chamado de peridotite. A

peridotite é uma infecção generalizada que ataca diretamente os tecidos de sustentação dos dentes, chamados de periodontos, podendo ocasionar assim, até a perda da arcada dentária.

Regiões onde a Ideal Odonto atende gengiva inflamada: