implante de gengiva

Porque realizar o implante de gengiva?

O implante de gengiva, também chamado de enxerto gengival, tem se tornado, assim como outros procedimentos estéticos, cada vez mais comum nas rotinas e no dia a dia dos consultórios odontológicos. Além de melhorar a autoestima dos pacientes, o implante de gengiva oferece outros benefícios importantes, como a recuperação gengival após cirurgias bucais. Ele pode ser essencial, por exemplo, na hora de recuperar as gengivas que ficaram retraídas ou atrofiadas após os procedimentos de implante dentário e/ou enxerto ósseo.

Esses problemas podem acontecer porque os pacientes não possuem gengivas iguais ou um único biotipo tecidual. O que significa dizer que, enquanto alguns pacientes possuem gengivas grandes, firmes e espessas, outros possuem tecidos gengivais mais finos, sensíveis e delicados. Essa diferença nos tecidos gengivais podem ocasionar problemas como a retração gengival após um procedimentos cirúrgicos. Sendo assim, o implante de gengiva é indicado para os seguintes casos:

  • Recobrir as raízes dos dentes que estão expostas pela retração gengival, dando a impressão de dentes muito grandes;
  • Corrigir manchas de gengivas que ficaram acinzentadas nas regiões próximas a próteses dentárias e aos implantes;
  • Acabar com a atrofiação do tecido gengival;
  • Aumentar o volume das gengivas para fins estéticos;
  • Aperfeiçoar a harmonia estética do rosto.

Cuidados com implante de gengiva

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico na boca, o implante de gengiva demanda a atenção do paciente para alguns cuidados básico durante o período de pós operatório. Como por exemplo, realizar a limpeza do local operado apenas em consultório, evitar alimentos muito duros como maçãs e grãos, não tentar abrir ou manipular objetos usando a boca e, é claro, seguir todas as prescrições e recomendações do seu dentista. Os cuidados com implante de gengiva ainda podem incluir:

  • Dar preferência a uma dieta pastosa e gelada, com sopas, purês, sorvetes, etc;
  • Evitar atividades físicas intensas;
  • Não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas logo após o implante de gengiva;
  • Retornar ao dentista nas datas marcadas e sempre que julgar necessário.

Mas vale a pena realizar um implante de gengiva?

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que o implante de gengiva, como dito anteriormente é uma prática bem comum e tem o objetivo principal de corrigir algumas falhas estéticas. Nesse sentido, o resultado do implante de gengiva vale muito a pena, pois melhora a autoestima dos pacientes. Porém, o implante de gengiva não é um procedimento simplório.

Os pacientes que não querem se submeter a riscos, por exemplo, precisam procurar a ajuda de um profissional habilitado. Quando feito em um consultório seguro, o implante de gengiva tem resultados melhores e muito mais confiáveis do aqueles feitos clandestinamente. Sempre é bom lembrar que quando se trata da sua saúde, o barato pode sair bem caro. Só um dentista especializado poderá te explicar tudo sobre implante de gengiva, frisando a importância do custo-benefício oferecido por esse tipo de tratamento. Isso porque muito problemas estéticos, que afetam diretamente a autoestima dos pacientes, podem ser solucionado nesse procedimento, fazendo que o implante de gengiva seja um procedimento seguro e cheio de benefícios.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende implante de gengiva:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br