infecção no canal do dente

Infecção no canal do dente: causas e tratamentos

A infecção que ocorre no canal do dente, apesar de ser algo bastante incômodo, é uma situação bem comum e pode ser resolvida com um tratamento de canal adequado. Na maioria dos casos, a infecção no canal do dente está relacionada a lesões ou deteriorações causadas pela cárie e que não foram tratadas a tempo.

Apesar da cárie ser uma patologia odontológica simples de ser combatida, quando ela não é tratada da forma adequada, pode gerar problemas bem maiores. Isso porque a cárie vai avançando e destruindo ainda mais o dente, até penetrar em seu interior, atingindo a polpa dentária que protege os nervos e vasos sanguíneos e causando a infecção no canal do dente. Essa infecção requer recursos terapêuticos mais específicos, como o tratamento de canal.

O tratamento de canal é o procedimento padrão da chamada endodontia, uma especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, bem como das doenças que os afligem. Nesse sentido, a endodontia e, mais especificamente, o tratamento de canal tem o objetivo de reparar, amenizar e combater a infecção no canal do dente, originada pela cárie.

Para alcançar tal objetivo, no entanto, o endodontista durante o procedimento de tratamento de canal, retira toda a polpa dentária que está danificada, independentemente desse dano se total ou parcial. Na sequência, ele realiza uma limpeza profunda (também chamada de profilaxia) e depois, preenche o dente com o chamado cimento odontológico, finalizando o tratamento de canal e realizando sua restauração.

Porque o dente infecciona?

Como dito anteriormente, a maioria dos quadros de infecção no canal do dente são causados pelo avanço de cáries, mas elas também podem ser provenientes da falta de higienização bucal e até mesmo de um tratamento de canal mal realizado. Os casos, mais comuns que envolvem o surgimento de infecção no canal do dente, geralmente estão associados como:

• Avanço ou ausência de tratamento de cáries profundas;
  • Má higienização da boca;
  • Traumas dentários causados por quedas ou batidas;
  • Aglomeração de placa bacteriana;
  • Trincas, quebras ou outras fraturas no dente;
  • Doenças periodontais;
  • Uso incorreto de próteses dentárias (como aparelhos, implantes e dentaduras).]

Como dito anteriormente, o tratamento de canal é uma pequena cirurgia onde o dentista extrai a polpa afetada, limpa a parte interna do dente e elimina os tecidos infectados. Na finalização, o profissional aplica um cimento obturador para fechar o dente e o canal. Este procedimento dura apenas duas horas e é bem simples. Entre os sintomas mais comuns que apontam a presença de uma infecção no canal do dente e, consequentemente, a necessidade de um tratamento de canal estão:

• Sensibilidade excessiva ao ingerir alimentos e/ou bebidas quentes e geladas;
  • Dores frequente nos dente, principalmente durante a noite;
  • Dificuldade de abrir e fechar a boca;
  • Dores agudas e constantes;
  • Dificuldades de morder e mastigar.

Considerações finais

Antes de mais nada, é essencial o paciente procurar pela a avaliação do endodontista, pois somente este profissional poderá analisar a necessidade e a urgência de um tratamento para infecção no canal do dente. Também é preciso lembrar que a infecção no canal do dente, quando não trata pode causar a necrose do dente, causando a morte total do dente. Diante disso, o paciente deve estar atento e aos primeiros sintomas de dor, deve procurar imediatamente por um dentista, evitando uma infecção no canal do dente.

Regiões onde a Ideal Odonto atende infecção no canal do dente: