mancha branca dente permanente

Mancha branca dente permanente: o que pode ser?

Por ser algo bem comum e por estar relacionado a diferentes causas e motivos, a mancha branca dente permanente costuma ser uma queixa bem frequente entre os pacientes que visitam as clínicas e os consultórios odontológicos. O incômodo se deve, principalmente, ao fato dessa mancha prejudicar a estética do sorriso, que hoje em dia, é algo considerado muito importante.

Principalmente, quando os pacientes trabalham de, alguma forma, com sua imagem ou em contato com o público. Mas não se desespere! A mancha branca dente permanente, pode ser tratada e, em alguns caso, até mesmo evitada. Para isso, no entanto, o paciente deve ir ao dentista periodicamente, além de manter os bons hábitos de higiene bucal sempre em dia.

Mas afinal, o que faz surgir a mancha branca dente permanente?

São muitos o motivos que podem resultar em uma mancha branca dente permanente, um deles por exemplo, é a incidência de cárie em seu estágio inicial. Nesse caso, a mancha branca dente permanente surge, por exemplo, por causa da desmineralização do esmalte, em outras palavras, o ácido da cárie rouba os minerais da superfície do esmalte, deixando-o esbranquiçado e opaco. Outros motivos que podem resultar no aparecimento de mancha branca no dente permanente são:

  • Má formação genética/biológica do esmalte dentário;
  • Lesões, traumas e fraturas;
  • Má higienização bucal;
  • Fluorose dental (ingestão de flúor em excesso, principalmente durante a infância).

Tratamento para mancha branca dente permanente

O primeiro passo para iniciar um tratamento de mancha branca dente permanente é procurar o dentista, imediatamente, após o surgimento dessa mancha, Só um profissional especializado poderá analisar as causas por trás do aparecimento dessa imperfeição e a partir daí, conseguir indicar o tratamento mais adequado. Os tratamentos para mancha branca dente permanente incluem:

  • Clareamento dental (que pode ser feito em casa ou no consultório, de acordo com a situação do paciente);
  • Lentes de contato;
  • Facetas de porcelana;
  • Cremes de dente com efeitos remineralizadores;
  • E em alguns poucos casos, até mesmo implantes dentários.

Vale lembrar que o tratamento para esse tipo de mancha, em alguns casos, pode demorar mais do que uma sessão, por isso, é importante que o paciente siga todas as recomendações do seu dentista e persista no tratamento durante o tempo necessário. Só assim, a mancha branca dente permanente será, de fato, eliminada. Melhorando de forma definitiva a estética daquele sorriso.

Mas além de combater a mancha branca dente permanente, o paciente também deve agir com o objetivo de evitar o seu aparecimento. Para isso, no entanto, são necessários algumas atitudes preventivas, como por exemplo, visitar frequentemente o seu dentista ou, pelo menos, agendar uma avaliação a cada seis meses. Essas consultas de rotina são importantes para que o dentista possa realizar a limpeza profissional da boca, também chamada de profilaxia. Essa limpeza ajude a remover o acúmulo da placa bacteriana e do tártaro nos dentes, além de dar ao seu sorriso um aspecto mais saudável e bonito.

Além disso, um dentista especializado pode, entre outras coisas, sugerir uma mudança no hábitos alimentares, a fim de evitar o consumo excessivo de alimentos e/ou bebidas feitas a base de ácidos, corantes e muita pigmentação. Por fim, a boa e velha higiene bucal, alinhada ao uso do fio dental ainda é a sua maior aliada na prevenção de mancha branca dente permanente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende mancha branca dente permanente:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br