mancha branca no dente de leite

Mancha branca no dente de leite: o que é?

Durante a infância, não é incomum aparecer mancha branca no dente de leite, mas você sabe o que pode ser essas manchinhas nos dentes das crianças? Quando os pais se deparam com essas manchas, muitas perguntas podem aparecer, como por exemplo, "mancha branca no dente de leite é prejudicial à saúde?," "como ela aparecer?", "tem jeito de tirar?", "se não for tratada, ela pode virar uma cárie?", enfim. Se você, por acaso, quer saber as repostas para essas e outras perguntas, então leia o artigo temático logo abaixo.

Tratamento para esse tipo de mancha

Assim como acontece com a maioria das manchas no dentes, independentemente da coloração, existe diversos tipos de tratamento para mancha branca no dente de leite, isso dependerá, é claro, de uma avaliação odontológica. Só um profissional especialista poderá avaliar as causas da mancha branca no dente de leite e dizer qual é a melhor forma de tratá-la. Os tratamentos incluem:

  • O uso de flúor para remineralização dentária;
  • Higienização bucal correta;
  • Uso frequente do fio dental para evita acúmulo de resíduos alimentares nos dentes;
  • Profilaxia (limpeza profissional).

Vale ressaltar, no entanto, que a mancha branca no dente de leite também pode ser resultado de uma alimentação não balanceada, por isso é importante que os pais evitem exagerar nos alimentos doces e, principalmente, nos refrigerantes, por exemplo. Além disso, bons hábitos de higiene ainda são a melhor forma de se prevenir a mancha branca no dente de leite, assim como os adultos, as crianças necessitam de uma rotina de higiene bucal, na qual devem escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, imediatamente após cada uma das refeições, além de fazer o uso constante do fio dental.

Mancha branca no dente de leite: o que pode ser?

A mancha branca no dente de leite pode ser causada por diversos motivos, como por exemplo, a fluorose dental, caracterizada pela ingestão de flúor em excesso. Geralmente, os cremes dentais indicados aos pequenos já contam com uma quantidade controlada de flúor, porém, como muitos deles também apresentam "sabores", não é incomum que as crianças os engulam. Por essa razão, é fundamental acompanhar o processo de escovação das crianças e utilizar apenas a quantidade de flúor adequada, de acordo com as recomendações do dentista. A mancha branca no dente de leite também pode ser um dos primeiros sinais de cárie dentária.

Neste caso, o problema é um pouco mais sério e requer ainda mais atenção dos pais, isso porque a cárie é uma patologia que pode gerar muitas dores e desconforto para as crianças. Afinal, essa enfermidade corroí progressivamente os dentes e, se não for tratada a tempo, pode até culminar na destruição de um osso. Quando se trata da cárie, a mancha branca no dente de leite pode significar que a doença está em seu estágio inicial, momento em que ocorre a erosão e, consequentemente, o desgaste do esmalte dentário.

Muitos pais acreditam que por se tratar de dentes de leite, que ainda serão substituídos pelos dentes permanentes, essas manchas não merecem atenção e/ou tratamento. Afinal, quando o dente cair e for trocado, o problema estará resolvido. Porém, não é bem assim que funciona, a mancha branca no dente de leite quando não tratada de forma adequada pode afetar, inclusive, a formação do dente permanente, isso é ainda mais sério se tratando dos casos de cárie dentária. Dessa forma, é fundamental consultar um profissional de odontologia para verificar as causas da mancha, garantindo assim a plena saúde bucal dos pequenos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende mancha branca no dente de leite:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br