mancha escura na gengiva

Mancha escura na gengiva: causas e tratamentos

Biologicamente falando, algumas pessoas possuem, naturalmente, a propensão a apresentar mancha escura na gengiva devido a uma ausência de melanina no organismo. Porém, a mancha escura na gengiva também pode indicar a incidência de outros problemas, relacionados a traumas, maus hábitos de higiene, como excessivo de alimentos pigmentos e até melanomas. Por isso, é imprescindível que, ao menor sinal de mudança, o paciente procure por um ortodontista que poderá diagnosticar a causa da mancha escura na gengiva, bem como designar o melhor tratamento para cada caso.

Como prevenir e evitar tratar essa mancha

Quando você notar a mancha escura na gengiva, o primeiro passo a ser tomado é, obviamente, procurar o quanto antes por um dentista especializado. Ele será o único profissional capaz de te diagnosticar corretamente, propondo o melhor tipo de tratamento para o seu caso e, se assim for necessário, agindo antecipadamente para prevenir eventuais problemas.

Além do mais, como visto anteriormente, a mancha escura na gengiva pode estar relacionada a uma série de fatores que vão desde de condições genéticas e biológicas, até falta de higiene, alimentação não balanceada e vícios como cigarro que, se não forem controlados pelo paciente, podem ocasionar inclusive melanomas malignos. Algumas atitudes básicas podem prevenir e, em alguns casos, até tratar a mancha escura na gengiva:

  • Evitar o consumo excessivo de tabaco e bebidas alcoólicas;
  • Escovar os dentes corretamente, pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Usar continuamente o fio dental;
  • Evitar o consumo de café, refrigerantes e alimentos com muita pigmentação;
  • Realizar a técnica do peeling, quando indicada por um profissional confiável;
  • Visitar seu dentista, pelo menos, duas vezes ao ano.

Mas o que causa a mancha escura na gengiva?

Mas não se desespere, a mancha escura na gengiva não é o fim do mundo. E na maioria das vezes, a mancha escura na gengiva pode ser apenas uma característica genética e biológica de cada paciente, relacionada a ausência de pigmentação no corpo. Nesse caso, a mancha, nada mais é, do que uma característica pessoal do organismo, que dependendo da opinião subjetiva de cada um, pode ser um empecilho ou não para a aparência física. Além disso, como ocorre com 90% das manchas bucais, a mancha escura na gengiva também pode ser decorrência da falta de higienização bucal ou de algum pigmento encontrado em alimentos com corantes, bebidas tingidas como café, vinho e refrigerantes, além do consumo excessivo de álcool e tabaco.

Por fim, a mancha escura na gengiva também pode estar relacionada a presença de um melanoma, que poderá ser benigno ou maligno, de acordo com os resultados dos exames e de uma avaliação clínica e odontológica. Mas não se preocupe, o melanoma maligno é bastante raro, representando menos de 1% dos melanomas na gengiva. No entanto, os pacientes fumantes devem se atentar ao fato de os compostos do cigarro, como a nicotina e o tabaco, podem aumentar as chances de se desenvolver um melanoma. Por isso, é importante buscar sempre por ajuda médica. Só um profissional capacitado poderá te ajudar em situações como essa.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende mancha escura na gengiva:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br