mancha escura no dente

Mancha escura no dente: causas e tratamentos

Nunca se falou tanto de estética como hoje em dia, toda essa preocupação com a beleza e a harmonização do corpo e do rosto, também tem chamado, é claro, a atenção para o sorriso dos pacientes. Afinal, é do conhecimento de todos, que um sorriso bonito e bem cuidado é nosso melhor cartão de visitas, além de ajudar a melhorar (e muito) a nossa aparência física.

Pesquisas indicam, por exemplo, que nas situações em que duas ou mais pessoas estão se conhecendo, o sorriso é a primeira coisa observada por cerca de 47% delas sendo, inclusive, mais importante que olhos (37%). Nesse sentido, a mancha escura no dente pode ser um fator prejudicial para a estética do sorriso e, consequentemente, para a harmonização facial como um todo, prejudicando, em alguns casos, até mesmo a autoestima e a segurança social dos pacientes. Se este é o seu caso, não se preocupe! Leia nosso artigo até o fim para descobrir as causas e os tratamentos para a mancha escura no dente.

Causas da mancha escura no dente

Assim como outros tipos de manchas, a mancha escura no dente pode ser do tipo extrínseca (ou seja, estar localiza na parte externa do dente) ou intrínseca (relacionada, obviamente, a parte interna do mesmo). No caso da mancha escura no dente do tipo externa, por exemplo, as causas podem ser muitas, indo desde o tabagismo até o consumo exagerado de alimentos com corantes que, com passar do tempo, podem acabar pigmentando o esmalte dentário.

Já a mancha escura no dente do tipo interna, pode surgir tanto durante a formação dentária quanto após a ocorrência de algum trauma que afete, diretamente, o tecido do dente, conhecido como dentina. As causas de mancha escura no dente, seja interna ou externa, podem estar relacionadas, entre outras coisas, com:

• Tabagismo e excesso de nicotina;
  • Alimentos e/ou bebidas pigmentadas, tais como café, refrigerante, vinho, chás;
  • Cáries, placa bacterina e tártaro;
  • Traumas causados por quedas ou batidas que acarretam na necrose pulpar;
  • Fluorose dentária (causada pelo excesso de flúor, sobretudo na infância);
  • Uso constante de medicamentos.

Tratamento para mancha escura no dente

Os avanços tecnológicos na área de odontologia já oferecem diversas formas de tratamentos rápidos, eficazes e indolores, que tem o objetivo de combater a mancha escura no dente. Um dos procedimentos mais conhecidos para este fim, por exemplo, é o clareamento dentário. Este tratamento pode ser feito tanto no consultório (utilizando equipamentos a laser), quanto na própria residência do paciente (através do clareamento caseiro e assistido pelo dentista).

Este procedimento, além de eliminar a mancha escura no dente, também ajuda a melhorar a autoestima dos pacientes que se submetem a esse processo. Outros tipos de tratamento para mancha no dente incluem:

• Profilaxia (limpeza profissional);
  • Polimento dentário;
  • Facetas de porcelana;
  • Lentes de contato;
  • Em casos de traumas muito graves, pode ser aconselhado a extração e implementação de um novo dente ou coroa.

Para os pacientes que querem atuar na prevenção da mancha escura no dente, a principal dica continua sendo uma rotina adequada de higienização bucal, escovando os dentes, pelo menos, três vezes ao dia e imediatamente após cada uma das refeições, além de fazer, é claro, o uso constante do fio dental, evitando assim, o acúmulo de resíduos alimentares na boca. Uma alimentação adequada e balanceada também pode ser um aliado importante, bem como evitar vícios em cigarros, álcool ou refrigerantes.

Regiões onde a Ideal Odonto atende mancha escura no dente: