neuralgia do trigêmeo cirurgia

Você sabe o que é a neuralgia do trigêmeo cirurgia?

O nome pode até parecer estranho e não soar como algo comum, devido ao fato de não figurar pelo vocabulário diário da odontologia e dos seus pacientes, mas a neuralgia do trigêmeo é considerada uma das piores dores que acometem um dos lados da face, causando muitos transtornos e sofrimentos para os pacientes que sofrem com essa patologia. A enfermidade também tem consequências bem graves que envolvem até mesmo a fala, para tratá-la, no entanto, a odontologia oferece a opção de realizar a chamada neuralgia do trigêmeo cirurgia. A neuralgia do trigêmeo causada, entre outras coisas, por:

• Pressão arterial elevada;
  • Esclerose múltipla dos órgãos;
  • Aneurisma;
  • Tumores;
  • Traumatismo;
  • Infecção viral;
  • Neurinomas;
  • Intoxicação.

Mas afinal, o que é neuralgia do trigêmeo?

De forma resumida, a neuralgia do trigêmeo é um distúrbio no nervo trigêmeo, conhecido popularmente como tique doloroso. Esse nervo recebe o nome de trigêmeo por ter três ramificações; a oftálmica que corresponde a região dos olhos e da testa, a maxilar que, como próprio nome já diz, acompanha este osso e a ramificação mandibular, responsável por acompanhar tanto a mandíbula quanto o maxilar inferior. Exatamente por conta de toda essa ramificação, é que este tipo de distúrbio causa dores tão intensas. Mesmo sendo mais comum em idosos, essa enfermidade pode acometer pessoas de todas as idades.

Por causar, de acordo com paciente, dores quase insuportáveis e semelhantes a um choque forte, a neuralgia do trigêmeo cirurgia é a maneira mais eficiente de combater este distúrbio. Vale ressaltar, que a dor pode aparecer em todas as áreas afetas de maneira separada ou conjunta.

Os tipos de neuralgia do trigêmeo cirurgia

Como dito anteriormente, a neuralgia do trigêmeo cirurgia tem como objetivo principal eliminar toda a compressão e distúrbios do nervo trigêmeo, isolando assim este nervo e evitando o reaparecimento dessas dores. A neuralgia do trigêmeo cirurgia, porém pode ser feita de diferentes formas, as mais conhecidas são a micro descompressão vascular, a rizotomia sensitiva e radiação:

• Na neuralgia do trigêmeo cirurgia de micro descompressão vascular, o cirurgião dentista, com o auxílio de microscópio, afasta toda a artéria que está comprimindo e/ou afetando o nervo, colocando também um material isolante entre os dois;
  • Indicada para casos mais extremos de neuralgia do trigêmeo cirurgia, a rizotomia sensitiva corta o nervo definitivamente, sendo portanto, irreversível, além disso, ela causa perda de sensibilidade e uma certa dormência permanente na face;
  • Por ultimo a neuralgia do trigêmeo cirurgia com radiação tem o objetivo principal agir na raiz do nervo trigêmeo para interromper, os sinais de sensibilidade que possam alcançar o cérebro, mas por ser o tratamento progressivo, o efeito pode não ser imediato, sendo comum demorar um tempo para se atingir o alívio completo.

Por não se tratar de um procedimento simplório, o melhor tipo de neuralgia do trigêmeo cirurgia para cada caso, será indicado por um dentista especializado, juntamente com o apoio de um neurocirurgião. A indicação vai levar em consideração o quadro clínico dos pacientes, sua idade e seus sintomas, com objetivo de diminuir e, se possível, eliminar as dores causadas por essa enfermidade.

Regiões onde a Ideal Odonto atende neuralgia do trigêmeo cirurgia: