odontopediatria

O que é e para o que serve a odontopediatria?

A odontopediatria é especialidade da odontologia que cuida, especificamente, da saúde bucal das crianças. Sua função é diagnosticar, tratar, controlar e, se possível prevenir problemas na saúde bucal das crianças. Também é a odontopediatria que irá explicar aos pais e responsáveis todos fatores que acompanham a evolução bucal das crianças, como por exemplo, o uso controlado do flúor, a troca dos dentes de leite, o nascimento dos dentes permanentes e a forma correta de higienizar a boca das crianças. Tudo pensando em prevenir e promover o bem estar e a saúde bucal dos pequenos, de acordo, é claro, com a necessidade individual de cada criança. Se os pais buscarem a ajuda da odontopediatria desde do nascimentos dos primeiros dentinhos, as crianças podem se tornar adultos com dentes perfeitos, bem alinhados, uma boca bem cuidada, livre de cáries e outras patologias que, no futuro, irão prevenir muitas dores de cabeça.

Cuidados da odontopediatria com a boca das crianças

Quanto mais cedo as crianças cuidarem da sua saúde bucal, melhor será, por isso, a odontopediatria existe para auxilar os pais nessa difícil missão. Os pais que levam seus filhos ao dentista, garantem dentes saudáveis, livres do acúmulo de placa bacteriana, cáries, gengivite e outras doenças que, se não forem tratadas, podem até ocasionar na perda dos dentes infantis. A odontopediatria está pronta para fazer com que as visitas aos consultórios odontológicos sejam algo divertido as crianças, evitando medos infundados. Além disso, a odontopediatria pode ajudar os pais a resolverem questões simples e complexas que envolvem a boca das crianças. Tais como:

  • Como realizar a higienização bucal dos pequenos;
  • Como usar o fio dental nos dentes infantis;
  • Como incentivar os filhos a cuidarem da sua própria saúde bucal;
  • Importância do dente de leite e quando eles começam a nascer;
  • Como é o processo correto de extração de um dente de leite;
  • A partir de que idade a criança deve começar a frequentar as consultas de odontopediatria;
  • Quando os dentes de permanentes irão substituir os dentes de leite;
  • Como os dentes nascem e se formam dentro da estrutura dentária;.
  • Como ocorre o acúmulo de placa bacteriana;
  • Como a placa bacteriana pode, em um certo espaço de tempo, evoluir para o tártaro.

Importância da odontopediatria:

Por mais que nem todos os pais saibam, os primeiros dentes dos seus filhos são importantíssimos para o desenvolvimento e o futuro da saúde bucal das crianças. É exatamente, por isso, que o dentista especializado em odontopediatria irá dar dicas de como incentivar e cuidar da higiene bucal de seus filhos, seja em casa, na escola ou no próprio consultório. As sugestões, em via de regra, incluem:

  • Dicas de creme dental com flúor;
  • A melhor forma de escovar os dentes dos pequenos;
  • Como fazer o uso correto do fio dental;
  • Além de dicas de alimentação que irão contribuir com a saúde bucal das crianças.

De forma geral, a odontopediatria acredita que o tratamento bucal deve começar antes mesmo do nascimento, ou seja, quando a criança ainda está na barriga da mãe, através de um tratamento chamado de pré-natal odontológico. Neste tratamento, a gestante além de cuidar da própria saúde bucal vai, ao mesmo tempo, aprender a como cuidar da higiene e da boca do seu bebê.

Se o pré-natal odontológico não for realizado, é importante que, pelo menos, a primeira consulta aconteça antes dos seis primeiros meses do bebê, para que os pais possam assim, receber as orientações de cuidados bucais nessa faixa etária e possa, efetivamente, colocá-las em prática da forma correta. Além disso, as crianças devem ir ao dentista, no mínimo, duas vezes ao ano. Não deixem de levar seus filhos para as consultas de odontopediatria, isso pode ser determinante para a saúde bucal deles.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende odontopediatria:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br