ortodontia aparelho fixo

Ortodontia aparelho fixo: porque usar?

Não há como negar a importância de um sorriso bonito, bem cuidado e saudável, tanto para nossa autoestima quanto para nosso convívio social. Mas nascer com dentes assim, infelizmente, é um privilégio para poucos e é, exatamente por isso, que o uso da ortodontia aparelho fixo tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas de todas as idades. Antigamente, o item chegou a ser rejeitado pela maioria absoluta dos pacientes que precisavam se submeter a correção dentária, porém, hoje esse tipo de pensamento já é algo superado e o ortodontia aparelho fixo se tornou um acessório.

Além do mais, o ortodontia aparelho fixo não proporciona apenas a correção estética dos dentes, mas também uma clara melhoria na infraestrutura bucal, tanto no que se refere a questão estrutural quanto a funcional da boca, corrigindo aspectos básicos como a mordida, o encaixe e até a fala, gerando com isso, uma melhoria na digestão dos pacientes. Porém antes de fazer a aplicação do ortodontia aparelho fixo, o dentista irá realizar uma avaliação para verificar a necessidade de fazer alguns pré-procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional), com o objetivo de restabelecer a saúde bucal do paciente. se assim for necessário.

Mas afinal, o que é o ortodontia aparelho fixo?

Existem várias opções de aparelhos odontológicos no mercado, que vão desde aparelhos móveis até aparelhos estéticos, o ortodontia aparelho fixo também é um deles. Ele é usado quando existe uma necessidade, estética ou funcional, de alinhar os dentes do paciente, garantindo entre outras coisas, um posicionamento correto da arcada dentária. É chamado de fixo, pois fica preso aos dentes, só podendo ser removível. portanto, quando se encerrar o tratamento. Como dito anteriormente, a instalação do ortodontia aparelho fixo só é feita após alguns processos de limpeza e, se houver, de extração de cáries.

Essa etapa é extremamente importante para garantir que não haja surpresas durante o tratamento com ortodontia aparelho fixo. Antes da aplicação, o dentista poderá solicitar também um raio-x para analisar a posição atual dos dentes e determinar o quanto eles precisarão ser corrigidos, só após isso é feita, de fato, a instalação dos braquetes e arcos responsáveis que compõem o ortodontia aparelho fixo.

Tipos de ortodontia aparelho fixo

O famoso sorriso metálico não precisa mais ser a única alternativa para os pacientes que necessitam de uma correção dentária. Como dito anteriormente, existem diversas opções de aparelhos odontológicos que vão desde das mais convencionais até as mais discretas e personalizadas. O próprio ortodontia aparelho fixo conta com dois tipos que, apesar de servirem para as mesmas coisas e terem as mesmas finalidades, possuem características estética bem diferentes. Eles são:

  • Ortodontia aparelho fixo convencional: é o tipo mais comum, metálico com as borrachinhas coloridas;
  • Ortodontia aparelho fixo estético: transparente, quase da cor dos dentes e mais discreto, este tipo privilegia a aparência física dos pacientes que não precisam se submeter a mudanças estéticas muitos extremas, pode ser de porcelana, safira ou policarbonato;

Porém, um tratamento com ortodontia aparelho fixo pode exigir alguns investimentos, por isso, para aqueles que querem usar o aparelho mas não desejam ter surpresas na hora de instalar e fazer a manutenção do mesmo, o mais indicado é contratar um plano odontológico que cubra, ainda que parcialmente, o uso de ortodontia aparelho fixo


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende ortodontia aparelho fixo:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br