ortognática classe 1

Entenda o que é a ortognática classe 1

Todo mundo está cansado de saber o quanto um sorriso bonito, alinhado e bem estruturado é importante. Mas, infelizmente, nem sempre é possível alcançar um sorriso assim se utilizando apenas dos tratamentos odontológicos e dos tratamentos estéticos convencionais. O uso de aparelhos dentários e/ou ortodônticos, por exemplo, funcionam para alguns casos, mas para outros não. Quando se trata dos ossos da face, não há outra saída a não ser uma intervenção cirúrgica, como é o caso da ortognática.

Para aqueles que não estão habituados a esse termo, a cirurgia ortognática é recomendada para os pacientes que possuem algum tipo de imperfeição óssea na região do rosto ou desalinhamento na arcada dentária. Este mal atinge cerca de 30% da população mundial. A ortognática se divide em três categorias, a ortognática classe 1, 2 e 3. Cada uma possuí uma característica diferente, sendo:

  • Ortognática classe 1: é considerada a posição correta da mandíbula e do maxilar, por isso não requer cirurgia;
  • Ortognática classe 2: é caracterizada pela projeção da arcada superior à frente da inferior, requer cirurgia;
  • Ortognática classe 3: é quando a arcada inferior fica projetada à frente da superior, também requer cirurgia;
  • Apenas os tipos 2 e 3 necessitam de intervenções cirúrgicas, para assim, alcançarem a posição ideal da ortognática classe 1.

Cuidados após a cirurgia ortognática

Assim como acontece em todo procedimento cirúrgico, a cirurgia para alcançar a ortognática classe 1 demanda alguns cuidados básico durante o período de pós operatório. Como por exemplo, higienização correta da boca, evitar alimentos muito duros como maçãs e grãos, não tentar abrir ou manipular objetos usando a boca e seguir todas as prescrições do seu dentista.. Outros cuidados recomendados são:

  • Dar preferência a uma dieta pastosa e gelada, com sopas, purês, sorvetes, etc;
  • Evitar atividades físicas intensas;
  • Não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas;
  • Retornar ao dentista nas datas marcadas e sempre que julgar necessário.

Existe cirurgia para ortognática classe 1?

Não, não existe cirurgia para ortognática classe 1. Como visto acima, a ortognática classe 1 já é o formato correto dos dentes e da mordida, por isso, pacientes que estão dentro dessa classe não precisam, obviamente, se submeterem a nenhum procedimento cirúrgico. Diferentemente dos pacientes que possuem ortognática classe 2 ou a ortognática classe 3, por exemplo, que precisam se submeter a uma cirurgia de correção e readequação da região inferior e/ou superior do rosto A cirurgia de ortognática possui o objetivo principal de corrigir e reparar imperfeições e problemas causados por má formação dos ossos da face.

Essa má formação pode ser causada por síndromes, problemas cognitivos e leves anomalias, além de traumas, é claro. Ela é considerado um procedimento relativamente simples, que dura, geralmente de duas à quatro horas e, quando feito de maneira correta, não deixa cicatrizes, visto que essa cirurgia acontece, literalmente, dentro da boca do paciente. Através dessa intervenção cirúrgica, os pacientes podem melhorar tanto sua autoestima e aparência estética, quanto a estrutura funcional de sua boca.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende ortognática classe 1:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br