prótese dentaria

O que é e para o que serve a prótese dentaria?

Esteticamente falando, um sorriso bonito e bem alinhado é um fator importante para nossa autoestima, além de aumentar nossa confiança para encarar situações cotidianas, como entrevistas de empregos e encontros afetivos. Por isso, não é difícil compreender como a falta de um ou mais dentes podem gerar um enorme desconforto e atrapalhar a vida dos pacientes.

Gengivite, cárie, traumas e batidas são apenas algumas das muitas situações que podem resultar na perda de um dente. Porém, os pacientes não precisam se preocupar pois, atualmente, existem diversos recursos disponíveis no mercado odontológico para suprir essa necessidade. Uma das soluções mais eficientes para resolver esta questão é a prótese dentaria.

Qual é a necessidade de utilizar a prótese dentaria?

A presença de todos os dentes na boca não é importante apenas para estética, mas também para estrutura funcional da boca, visto que a ausência de um único dente pode atrapalhar todo o processo de mastigação e até mesmo de fala dos pacientes. Por isso, a prótese dentária vem ganhando cada vez mais atenção dentro da odontologia estética.

Existem muitas as possibilidades quando o assunto é prótese dentária, por isso, é necessário que o paciente conte com o apoio de um profissional especializado para a escolher o modelo mais adequado para o seu caso. Atualmente, existem quatro modelos diferente de prótese dentaria, sendo que cada um é mais indicado para uma situação específica. Confira:

  • Prótese dentaria parcial removível: este modelo conta com uma estrutura metálica e alguns grampos de retenção;
  • Modelo parcialmente removível flex: por ser, geralmente, fabricada com poliamida, dispensa assim o uso de grampos;
  • Prótese removível provisória: confeccionada com resina acrílica, é utilizado em períodos específicos e não permanentemente;
  • Modelo de prótese total: também fabricada com resina acrílica, molda a boca toda do paciente e pode ser de uso permanente.

Como é feito a confecção da prótese dentaria?

Antes de qualquer coisa, é preciso que o paciente procure por um dentista especializado para dar inicio ao processo de avaliação bucal. Nesse momento, além de realizar uma série de exames e traçar um molde da boca, o dentista também poderá dizer qual é o modelo mais indicado para o seu caso. A prótese dentária não fica pronta na hora, por isso o paciente deve esperar a sua confecção e logo após, retornar ao consultório para realizar a prova da prótese dentária, verificando se há necessidade de ajustes.

Como dito anteriormente, além de corrigir a estética e melhorar a harmonização facial, o uso da prótese dentaria também melhora a mastigação e a fala, dos pacientes, dois processos extremamente básicos do nosso cotidiano. Diante disso, não dá para negar a importância da prótese dentaria, mas se o paciente ainda tiver dúvidas sobre sua confecção ou colocação, basta que ele procure por um profissional especializado, que poderá lhe orientar sobre todos os detalhes e benefícios relacionados a prótese dentária. Uma boa orientação pode ajudar o paciente a realizar a melhor escolha, bem como esclarecer suas dúvidas e sanear os seus anseios,


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende prótese dentaria:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br