sensibilidade nos dentes como aliviar

Sensibilidade nos dentes como aliviar?

A sensibilidade dentária é caracterizada por uma dor ou um incômodo, semelhante a uma espécie de choque, que pode ser ocasionado pelo contato dos dentes com alimentos e/ou bebidas quentes, geladas e, em alguns casos, até ácidas. Apesar dessa dor aguda ter uma curta duração de tempo, a sensibilidade nos dentes como aliviar é causada, principalmente, por problemas na dentina; tecido responsável pela proteção do dente que fica localizado entre o esmalte e a polpa dentária.

A dentina é um tecido que contém um grande número de tubos que se originam ainda na parte externa do dente e chegam até o nervo e os vasos sanguíneos, no centro do dente. Quando este tecido está exposto, sem a proteção do esmalte, estes tubos são estimulados pelas mudanças de temperatura de certos alimentos, ocasionando assim a sensibilidade incômoda. Se este problema não for tratado da forma adequada, o paciente pode se obrigado a conviver com esse desconforto para o resto da vida. Leia o artigo abaixo para saber mais sobre as causas que geram esse incômodo e, principalmente, sobre sensibilidade nos dentes como aliviar.

Se eu tiver sensibilidade nos dentes como aliviar?

Existem diferentes formas para tratar a sensibilidade nos dentes como aliviar, os tratamentos vão desde simples cremes dentais para diminuir a sensibilidade até cirurgias na gengiva. A escolha do tratamento, no entanto, deve ser feita por um especialista da área da saúde que levará em consideração a intensidade do problema após avaliar a saúde bucal do paciente. No entanto, algumas medidas simples podem ser tomadas para amenizar e prevenir a sensibilidade nos dentes como aliviar, como por exemplo:

  • Escovar os dentes com cuidado e utilizado escovas com cerdas macias;
  • Evitar o consumo de bebidas ácidas;
  • Usar produtos com flúor que protegem o esmalte dentário;
  • Tratar doenças como bruxismo, cáries e gengivite que podem piorar a sensibilidade nos dentes como aliviar;
  • Prezar pela sua higiene bucal.

Quais são as causas da sensibilidade dentária?

Como dito anteriormente, a sensibilidade nos dentes como aliviar é caracterizada por uma certa dor ou incômodo na polpa dentária. Essa sensação de desconforto é ocasionado pelo contato direto do dente com bebidas e alimentos quentes, frios ou ácidos. Neste sentido, a causa principal da sensibilidade dentária refere-se, sobretudo, a perda do esmalte no dente. Quando o esmalte do dente é desgastado e a dentina fica exposta o consumo de alguns alimentos que podem causar dor e irritação e dor, como por exemplo:

  • Alimentos ácidos como refrigerantes e vinhos;
  • Comidas e/ou bebidas geladas, como sucos, sorvetes e picolés;
  • Comidas e/ou bebidas quentes, tais como sopas, chás e cafés;
  • Doces no geral.

O esmalte é uma das proteções e características mais importantes da estrutura dentária. Por isso, qualquer desgaste ou perda em sua composição pode gerar diversos problemas bucais, como por exemplo, manchas nos dentes, cáries, placa bacteriana, tártaro e, é claro, a sensibilidade dentária. No que se refere a sensibilidade nos dentes como aliviar, um dos principais fatores que causam essa dor aguda e incômoda, diz respeito a ingestão constante e/ou excessiva de alimentos e bebidas muito fortes ou ácidos, como o café, as frutas cítricas, os refrigerantes e o vinagre. A perda do esmalte dentário também pode estar relacionada a casos de tabagismo.

Além dos fatores citados a cima, a falta de higiene bucal que pode, posteriormente, ocasionar a retração da gengiva e o bruxismo também são alguns dos responsáveis por causar a sensibilidade nos dentes como aliviar, uma vez que ambas as patologias, provocam o desgaste e, consequentemente, a perda do esmalte dentário.

No caso da retração da gengiva, é preciso que o paciente saiba que este problema é causado, sobretudo, pela presença de placa bacteriana no vão entre os dentes e na gengiva. Desse modo, essa patologia pode ser resolvida com uma simples higienização correta da boca e através do uso constante do fio dental. Se o caso já tiver atingido patamares mais sérios, no entanto, será preciso que paciente se submeta ao processo de raspagem da gengiva. Já o desgaste do esmalte dentário proveniente do bruxismo, acontece tanto nas bordas quanto no colo do dente, deixando essa estrutura muito mais sensível e desprotegida.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende sensibilidade nos dentes como aliviar:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br