tártaro como tirar

O que é o tártaro como tirar

O tártaro como tirar nada mais é que uma substância amarelada formada por bactérias, que geralmente se manifestam em resíduos de alimentos deixados entre os dentes, endurecendo na superfície dos mesmos. Sua camada tem textura rugosa que, pouco a pouco, vai deteriorando o esmalte dental, o que favorece o desenvolvimento das manchas.

Existem dois tipos de tártaro como tirar: o supragengival, de cor esbranquiçada ou amarelada, que pode ser visto acima da borda gengival, ou seja, de fácil identificação no exame visual. E o subgengival, que se fixa abaixo da borda da gengiva, o que complica ou impede a sua identificação de forma visual, isso sem considerar que, em alguns casos, há a possibilidade de ser visto por conta da transparência dos tecidos gengivais. Este tipo de tártaro como tirar é mais sólido do que o outro, estando firmemente fixado ao dente, com coloração esverdeada ou escura.

Possíveis complicações do tártaro como tirar

O desenvolvimento de bactérias na boca é contínuo. Principalmente, na ausência de uma boa higienização bucal. Isso contribui para o surgimento do tártaro como tirar, que além de propiciar um ambiente ainda mais compatível com a proliferação dessas bactérias, pode ocasionar infecções e adversidades nos dentes e gengivas, tais como:

• Cáries - pequenos buracos na superfície dos dentes;
  • Halitose - mau hálito e gosto amargo na boca;
  • Gengivite - infecções que ocorrem nas gengivas;
  • Doença periodontal - evolução da gengivite, que oferece danos irreversíveis;
  • Perda de dentes.

Além destes problemas, também há de se considerar que o tártaro como tirar pode interferir bastante na estética do sorriso, evidenciando uma boca pouco saudável e higiênica.

Como prevenir o tártaro como tirar

A prevenção do tártaro como tirar parte de um hábito saudável que previne, se não todas, a maioria dos problemas bucais. Sendo ele, a higienização completa e adequada da boca. Ou seja, é extremamente importante a escovação diária por, pelo menos, duas vezes ao dia. Além disso, em hipótese alguma pode-se descartar o uso do fio dental e de um bom antisséptico bucal.

Com a realização destes procedimentos, a placa bacteriana é removida, evitando que ela endureça e se transforme em tártaro como tirar.

Tártaro como tirar?

Além da escovação apropriada e diária e do uso dos demais produtos, para tirar o tártaro dos dentes, é necessário comparecer em um consultório odontológico e passar por uma consulta de limpeza ou raspagem. O tártaro supragengival é mais fácil de remover, já que está mais exposto e permite a utilização de instrumentos manuais mais práticos. Enquanto o subgengival requer uma técnica mais apurada para ser raspado abaixo da gengiva.
No entanto, independentemente de qual for o tipo de tártaro que o paciente possui, a avaliação e o acompanhamento profissional são indispensáveis para reverter a situação e oferecer boca, dentes e gengivas mais saudáveis. E mesmo que um paciente não tenha tártaro como tirar, as visitas regulares ao dentista são de suma importância para manter a saúde bucal e evitar o desenvolvimento deste e de outros problemas similares.

Regiões onde a Ideal Odonto atende tártaro como tirar: