tratamento dtm

Tratamento DTM - Disfunções Temporomandibulares

Pode-se dizer que, o tratamento DTM atua na correção de problemas no maxilar, articulações maxilares e músculos que efetuam a mastigação. Em outras palavras, cuida dos contratempos que acontecem na articulação temporomandibular, que liga a mandíbula ao osso temporal do crânio, responsável pela facilidade da fala, mordida e mastigação, e nos músculos que a circundam e cuidam do controle de sua posição e de seus movimentos.

Tratamento DTM: quais os sintomas?

O tratamento DTM é extremamente indicado para pessoas que lidam com fortes dores e desconforto excessivo no rosto, pescoço, ombros e ao próximo das orelhas, mesmo que esses sintomas irradiados sejam passageiros, mas muito recorrentes. No entanto, existem sintomas mais comuns dessa condição, que vão além dessas situações mais críticas, tais como:

  • Incapacidade de abrir ou fechar a boca;
  • Dor, muitas vezes, intensa;
  • Travamento do maxilar em diferentes posições;
  • Fadiga e exaustão no rosto;
  • Barulhos e sons ao fazer movimentos com a mandíbula;
  • Os dentes superiores e inferiores não se encaixam, dificultando a mastigação;
  • Inchaço nas faces;
  • Zumbidos.

Ambos os lados da face estão submetidos a estes sintomas, podendo ter divergência de intensidade. Além de que, os mesmos, podem desenvolver outras adversidades, como dores de cabeça, dente e ouvidos, tontura e até perda parcial da audição.

Tratamento DTM: quais são as causas?

As causas das disfunções temporomandibular, que exigem um tratamento DTM, na maioria das vezes, podem não ser identificadas, principalmente, considerando que um trauma despretensioso na mandíbula pode colaborar com a sua progressão, o que o paciente pode sequer perceber. Porém, existem algumas condições que podem estar encarregadas do desenvolvimento deste distúrbio, como:

  • Artrite na articulação temporomandibular;
  • Ferimentos na articulação causadas por batidas ou idade;
  • Tremer dos dentes;
  • Disfunções estruturais de nascimento;
  • Estresse e tensão muscular.

O tratamento DTM, geralmente, é mais procurado por mulheres com idades entre 20 e 40 anos, mesmo que este problema possa atingir qualquer pessoa, independentemente da idade ou do sexo. Outra questão que pode ser muito influente no progresso das disfunções temporomandibulares e que facilitam o desencadeamento de suas causas, é o uso prolongado de aparelhos ortodônticos, que excederam o tempo prescrito pelo profissional da saúde.

Assim, como outros fatores simples também podem contribuir com isso, como a postura incorreta, que altera a posição dos músculos do pescoço e do rosto e que, possivelmente, intensificam a artrite, por exemplo. O estresse, a má alimentação e a falta de sono, também se encontram dentre esses fatores, por estarem relacionados as tensões musculares.

Quando procurar um tratamento DTM

Na presença de qualquer um dos sintomas citados acima, o paciente deve buscar ajuda médica imediatamente. Principalmente, quando a dor na mandíbula for intensa e persistente, ou mesmo quando o indivíduo estiver impossibilitado de falar, comer ou higienizar a boca, o que pode acarretar no surgimento de cáries, doenças periodontais e, até mesmo, anemia, caso o tratamento DTM não seja realizado.

Portanto, é expressamente necessário que se visite um dentista ou profissional da saúde especialista, como um cirurgião buco-maxilar ou um cirurgião crânio-maxilo-facial, para fazer um tratamento DTM.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende tratamento dtm:


0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br