Conheça as vantagens do aparelho dentário branco
As pessoas costumam procurar o tratamento ortodôntico pelos mais diversos motivos, sejam eles apenas por fatores relacionados à estética ou por problemas funcionais resultantes do desalinhamento dos dentes. Nesse contexto, inicialmente surgiu o aparelho fixo metálico, comumente utilizado na infância e adolescência, e depois o aparelho dentário branco, também conhecido como estético, que vem ganhando novos adeptos que desejam um tratamento ortodôntico mais sutil.
O aparelho dentário branco apresenta as mesmas funcionalidades do fixo metálico, podendo fornecer melhorias na estética do sorriso e nas funções de mastigação, fala e respiração. Com isso, ele pode ser utilizado tanto em casos simples como em casos de desalinhamento severo.
Vantagens do aparelho dentário branco
Ainda que o preço do aparelho dentário branco seja mais elevado que o fixo comum, isso não costuma ser um grande problema, já que as vantagens fornecidas pelo uso dele garantem um custo-benefício muito atraente. Dentre os principais benefícios desse tipo de aparelho, destacam-se:
- O aparelho estético não afeta tanto a autoestima e confiança quanto o metálico pode prejudicar algumas pessoas;
- Pessoas que trabalham com a própria imagem, como modelos, cantores ou atores, não precisam se preocupar com o uso do aparelho afetando a estética do sorriso;
- Esse tipo de aparelho pode ser utilizado por pessoas de qualquer faixa etária e de diferentes gravidades no desalinhamento dentário, já que esse aparelho é apenas uma variação mais sutil do fixo metálico;
- O paciente tem a opção de escolher três diferentes tipos de materiais em relação ao aparelho dentário branco, como a safira, o policarbonato e a porcelana.
Tipos de aparelho dentário branco
Como já foi anteriormente adiantado, o paciente pode escolher entre o aparelho dentário branco de safira, policarbonato ou porcelana, cada um com as suas vantagens e desvantagens. Por isso, revela-se necessário conhecer um pouco melhor sobre eles.
No caso da safira, esse é o tipo de material mais translúcido, porém também o mais caro. Por isso, ele é indicado para quem procura maior discrição possível do tratamento ortodôntico e pode arcar financeiramente com o tratamento. Outra opção é a porcelana, que se revela como um material bastante resistente e próximo da cor natural do dente, então se torna uma ótima opção de aparelho fixo estético.
Por fim, o paciente também pode escolher o policarbonato, que é a opção mais barata entre as três. No entanto, o material feito de policarbonato amarela com mais facilidade que os demais. Ele também não é muito resistente quanto os outros e a coloração fica diferente da cor natural do dente.
Conheça também o aparelho invisível
Muitas pessoas costumam confundir, mas o aparelho dentário branco não é o mesmo que o invisível. Este último, por exemplo, é removível, feito de acetato transparente bastante semelhante à placa utilizada para tratar o bruxismo. Além disso, o aparelho invisível não serve para todos os casos, já que não soluciona os problemas de alinhamento mais grave. Para saber se é possível utilizá-lo, recomenda-se conversar com um dentista qualificado e de confiança.