O que é a dtm disfunção temporomandibular?
Muitos pacientes ainda confundem a articulação temporomandibular, conhecida popularmente como ATM, com uma doença bucal, mas na verdade, este é apenas o nome de uma importante articulação que liga a mandíbula ao ossos temporais do crânio. A doença, por outro lado, aparece quando o corpo apresenta uma desordem na articulação temporomandibular. Essa desordem recebe o nome de dtm disfunção temporomandibular e ocorre quando há algo de errado com a mandíbula e/ou com os músculos do rosto.
Nos casos dos pacientes que sofrem com a dtm disfunção temporomandibular, a primeira dica é sempre procurar um especialista ortodontista o quanto antes, em alguns casos, o paciente precisará se consultar também com um otorrino. Esses profissionais da área da saúde, poderão te avaliar clinicamente, para descobrir se o seu caso tem ou não alguma relação direta com a disfunção da mandíbula. Os sintomas mais comuns da dtm disfunção temporomandibular incluem:
- Dificuldade e/ou dor ao abrir ou fechar a boca;
- Dor de ouvido próximo ao maxilar;
- Sensação de que a mandíbula está saindo do lugar, estalando e até mesmo travando;
- Dores de cabeça;
- Dor ao bocejar, falar e mastigar.
Mas afinal, o que é e para o que serve a articulação temporomandibular?
Os pacientes podem até não ter conhecimento desse fato, mas a simples atividade de abrir e fechar a mandíbula, bem como de mastigar alguns alimentos é um processo que envolve várias ações bem complexas. Isso porque ele engloba vários músculos, ossos, ligamentos e articulações que devem trabalhar juntos para que essa atividade possa ser realizada de forma adequada, basicamente, é a articulação temporomandibular cuida para que todos esses movimentos sejam realizados com clareza e precisão.
Porém quando algo nesse processo não sai de forma harmônica ou tão esperada quanto deveria, o resultado pode ser uma série de sintomas chamados de dtm disfunção temporomandibular ou, simplesmente, DTM. É normal que nesse momento o paciente note que a mandíbula realiza movimentos irregulares como se estivesse saindo do lugar, estalando e até mesmo travando.
Como a dtm disfunção temporomandibular pode ser tratada?
A dtm disfunção temporomandibular, infelizmente, não pode ser tratada e não possui nenhum tratamento definitivo. Mas graças aos avanços odontológicos, os cirurgiões dentistas já podem indicar alguns tratamentos que tem o objetivo de amenizar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que apresentam dtm disfunção temporomandibular, são eles:
- Compressa com bolsas quentes na região da mandíbula;
- Uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares para ajudar no alívio da dor e espasmos;
- Aparelhos feitos sob medida, como moldes que são encaixados nos dentes e ajudam a reduzir os efeitos da doença;
- Em casos extremos, poderá ser necessário também, a intervenção cirúrgica.
De toda forma é imprescindível buscar ajuda médica, pois só um especialista poderá diagnosticar o problema com precisão. Pacientes que apresentam algum sintoma da dtm disfunção temporomandibular devem se submeter a avaliação clínica, tratamento ortodôntico e/ou encaminhamento a um cirurgião bucomaxilofacial ou otorrinolaringologista, se assim o dentista julgar necessário.