Causas e tratamentos da gengiva infeccionada
Embora nem sempre seja lembrada na hora da higienização, a gengiva é uma das estruturas mais importantes da boca, visto que ela consiste no tecido da mucosa bucal que serve de sustentação para os dentes e recobre o maxilar.
Por isso que, a gengiva infeccionada é um claro sinal de alguma coisa na sua saúde bucal não anda bem. Normalmente, a tonalidade da gengiva varia entre o vermelho claro ao roxo, porém quando há algum problema neste tecido, como a gengiva infeccionada, ele tende a mudar de cor. Desta forma, importante prestar atenção em todos os aspectos de sua gengiva, como a textura, a cor e, principalmente, a presença de dor e sangue.
Fatores que causam gengiva infeccionada
A gengiva infeccionada pode estar relacionada aos mais diferentes motivos, uma vez que ela pode ser resultado simplesmente de maus hábitos bucais até uma doença mais grave, como a gengivite e a peridotite que requerem tratamento imediato.
Dessa forma, para que o problema seja identificado de maneira rápida, eficiente e correta, é importante que o paciente observe quando isso começou a ocorrer, se é uma situação que aparece regularmente ou se é apenas uma crise aguda e pontual. Tudo isso deverá ser informado em consultório, junto a um dentista especializado. As causas da gengiva infeccionada podem estar relacionadas a:
- Gengivite e periodontite;
- Placa bacterina;
- Acúmulo de tártaro;
- Consumo excessivo de álcool;
- Escovação com força excessiva;
- Próteses (aparelhos, dentaduras, implantes) mal adaptadas;
- Falta de higienização bucal;
- Tabagismo;
- Hormônios (principalmente durante o período menstrual ou nos casos de gestantes e adolescentes);
- Infecções.
Infelizmente, a maioria dos casos de gengiva infeccionada ainda está relacionada a uma negligência dos pacientes, com a higienização e o cuidado bucal. Isso porque, nos casos nos quais a limpeza dos dentes e, consequentemente, da gengiva é realizada de maneira incorreta ou descuidada, a probabilidade de acumular restos alimentares na boca são muito grandes. Estes restos alimentares acabam se prendendo aos dentes e as gengivas, causando o acumulo de placa bacteriana e tártaro na boca, gerando a gengiva infeccionada. Quando eles não são tratados de forma correta, junto a um dentista de confiança, acabam resultando em problemas bem mais graves, como a gengivite e a peridotite, por exemplo.
Como aliviar e tratar a gengiva infeccionada?
No caso de gengiva infeccionada, a primeira coisa a ser feita é procurar por um ortodontista, ele poderá identificar a causa da gengiva infeccionada, iniciar o tratamento mais adequado e oferecer alternativas para cessar o inchaço, aliviando a sensação de desconforto. Tudo isso será feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente, bem como análise do seu prontuário médico, feito a partir de exames clínicos e, se assim for necessário, exames laboratoriais. O tratamento pode incluir, entre outras coisas:
- Profilaxia (também chamada limpeza profissional ou limpeza dentária);
- Prescrição de anti-inflamatórios e antibióticos;
- Demonstrações de como realizar a higiene bucal corretamente;
- Raspagem na gengiva;
- Realização de compressas com gelo na parte externa do rosto para aliviar o inchaço;
- Bochecho com água e sal;
- E em casos mais graves, intervenções cirúrgicas.
Lembrando que esse tipo de incômodo pode ser facilmente prevenido com visitas regulares ao dentista, pelo menos duas vezes ano. E, é claro, uma rotina diária de higienização da boca, que inclui a escovação correta dos dentes, pelo menos três vezes ao dia e imediatamente após cada uma das refeições, uso constante do fio dental e, em alguns casos, uso de enxaguantes bucais.